quinta-feira, 12 de maio de 2016

Cerveja com C maiúsculo e puro malte é feita em Palmeira e tem nome próprio: NatBier

Quem experimenta, nunca esquece e volta a beber NatBier. Por quê? Porque a cerveja NatBier é cerveja de verdade. Sim, é feita com puro malte, segue a lei alemã de pureza do malte, a Reinheitsgebot, que foi promulgada pelo duque Guilherme IV da Baviera, no distante 23 de abril de1516. Isto quando no Brasil não se tinha notícia alguma da bebida fermentada feita na Alemanha, que já preservava a qualidade da sua cerveja. Os cerca de 3 mil litros produzidos por mês são vendidos na própria cervejaria, em Palmeira. Clientes locais, de Ponta Grossa, de Curitiba e de outras cidades disputam as cervejas NatBier. Dá gosto e vontade beber porque é uma cerveja completamente diferente das industrializadas, tanto em sabor e aroma como na cor e na consistência. Uma das vantagens é que se pode degustar os 23 tipos da NatBier, entre os quais a Pilsen, o tipo de cerveja mais conhecido dos brasileiros. Cada um tem suas características e seus encantos. Para descobrir qual é a melhor para cada paladar, só mesmo bebendo. Então: Ein prosit!

O mestre cervejeiro Heraldo Gillung foi agricultor, produziu cevada na propriedade da família, em Witmarsum, que era vendida para maltarias da região que forneciam as grandes cervejarias nacionais. Interessou-se pelo malte produzido a partir dos grãos da cevada e consequentemente, pela fabricação da cerveja. Até então, conhecia pouco sobre produção de cervejas. Porém, já sabia que cervejas fabricadas com puro malte apresentavam muitas vantagens sobre as industrializadas, que lavam em sua formulação, além da água, malte, lúpulo e fermento, também cereais não maltados, como arroz e milho.
Todos os tipos de cervejas NatBier são feitos apenas com água, malte, lúpulo e fermento. Não levam aditivos como conservantes e antioxidantes, comuns nas cervejas industrializadas. Isto não impede que as cervejas NatBier, armazenadas em temperaturas entre 0,5°C e 8°C, segundo Heraldo, tenham prazo e condições para consumo de até um ano a mais do que as industrializadas.
Heraldo descobriu na prática a vantagem do puro malte. Em 1971, ainda jovem, ouvia o pai, natural da Alemanha, falar sobre as cervejas alemãs feitas com puro malte que não davam ressaca. Na época, comprou no Paraguai 24 garrafas de 500 ml de cerveja alemã da marca Paulaner. Em uma noite, tomou 18 delas e no dia seguinte acordou sem ressaca e sem a incômoda dor de cabeça. “O que proporciona a ressaca é a fermentação dos cereais não maltados, pois o fígado não consegue processar mais de um álcool por vez”, observa o mestre cervejeiro. Foi aí que resolveu aprender a fazer cerveja. Tentou muitas vezes, mas não conseguia chegar naquilo que pretendia.
Em 2002, Heraldo frequentou o curso de Tecnologia Cervejeira, ofertado pelo Departamento de Biotecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e ministrados por cinco mestres cervejeiros da Alemanha. Foi quando aprendeu como utilizar o puro malte para fazer cerveja. Daquela ocasião até hoje, Heraldo dedica-se exclusivamente à produção de cervejas com puro malte. Mesmo com pesquisas e estudos e participação em cursos, Heraldo confessa que “para aprender como se faz, só mesmo fazendo”. Mas é preciso tempo e paciência para se chegar aos resultados desejados, bem como matérias primas especiais, como o malte e o lúpulo importados de vários países, especialmente da Alemanha, da República Tcheca, da Bélgica, da Polônia e outros. Exceções para produtos nacionais ele só abre para o malte defumado e o malte de trigo, aos quais não impõe restrições. Observe-se que no Brasil não é produzido lúpulo.
Entre os 23 tipos de cervejas que levam a marca NatBier, Heraldo fala de todos com propriedade, citando componentes, aroma e sabores. Exemplos: Barley Wine, Rauch Bier e Stout, nomes que soam estranhos para os brasileiros, mesmos àqueles acostumados e conhecedores de cervejas. Até os sabores e consistência são excêntricos ao paladar brasileiro. A Barley Wine, feita com alta concentração de malte, precisa de cinco anos de maturação a baixas temperaturas, quando se torna licorosa. Aí passa a ser a Liquer Bier, levemente adocicada e com marcante sabor maltado. O que pensar de uma cerveja defumada. Ou melhor, feita com malte defumado, recomendada para acompanhar carnes assadas e defumadas e embutidos. É a Rauch Bier. E quem já pensou em tomar cerveja com leve sabor de café? Pois a Stout tem esta característica, conferida pelo uso de malte torrado, mas sem qualquer vestígio de café na formulação. Além desses tipos, há muitos outros para serem provados e apreciados, especialmente por quem gosta de beber cerveja de qualidade, o que a NatBier tem sobra porque, sempre é bom lembrar, é feita com puro malte.

A Cervejaria NatBier está localizada em Palmeira, na rua Cel. Ottoni Ferreira Maciel, 595. Para contato, o telefone é (42) 3252-3766. Para conhecer um pouco mais, acesse o site www.natbier.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário