segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

O Parlamento Jovem e a formação política e cidadã dos adolescentes e jovens de Palmeira

No próximo dia 10 de março acontece mais uma eleição para o Parlamento jovem, ocasião em que serão eleitos os nove titulares do programa instituído em 2014 pela Câmara Municipal, bem como de seus suplentes para a legislatura 2016.

Este ano será desenvolvida a terceira edição do Parlamento Jovem, que já disse a que veio e está integrando no debate político do município uma fatia da população que antes estava sem voz e sem vez nos processos legislativos e na vida política do município. Exercendo seus direitos, os adolescente e jovens envolvidos atuam de forma cidadã, seguindo as regras institucionais e fortalecendo as bases do estado de direito, com o que colaboram na sustentação e aperfeiçoamento da democracia.


Estudantes dos 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental de escolas públicas e particulares do município, assim como do 1º e 2º anos do ensino médio matriculados em colégios públicos e particulares podem candidatar-se para disputar através do voto de seus colegas uma das nove vagas de vereador jovem. Para tanto, basta fazer inscrição na própria escola aonde estudam, até a próxima sexta-feira (4).

Poderão votar para eleger os parlamentares jovens estudantes a partir do 6º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio. Segundo informação da Câmara Municipal, cerca de 3.500 estudantes podem participar do processo eleitoral do Parlamento Jovem.


Envolvidos na ação parlamentar, como representantes de seus colegas e de toda a juventude palmeirense, em 2015 os vereadores jovens e seus suplentes apresentaram 139 indicações, 15 requerimentos, seis anteprojetos de lei e 15 projetos de lei, um aumento expressivo de indicações e requerimentos comparado com o ano anterior que produziu 84 indicações, 14 requerimentos, 21 projetos de lei. Isto é um reflexo claro do entendimento da função e da importância da atividade legislativa para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário