sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Secretário da Cultura decepcionado com situação do Cine Teatro Municipal

O secretário de Cultura do Estado do Paraná, João Luís Fiani, que nasceu em Palmeira há 52 anos, visitou a cidade nesta sexta-feira (26). Ele participou, pela manhã, de encontro de secretários municipais de Cultura da região. Depois, no almoço, teve pão no bafo no cardápio, valorizando o patrimônio imaterial tombado do município. Mas o fato mais relevante da visita de Fiani a Palmeira foi a visita que fez ao Cine Teatro Municipal, rápida, por sinal, e ríspida. O secretário ficou decepcionado com a situação em que se encontra o espaço cultural.


Ao lado de Fiani já quando chegou para a visita, pude ver em seus olhos a revolta e a tristeza quando percebeu que o Cine Teatro – o hall e a platéia – está servindo como depósito de equipamentos de saúde. Chovia naquele momento, por volta das 14 horas, e o pior foi quando constatou que escorria água pelas paredes e goteiras surgiam em vários pontos. Foi o que bastou para dar meia-volta e sair do local, entristecido.

Fiani já apresentou no palco do Cine Teatro duas peças. Em 1984, ‘Colônia Cecília’, texto de Renata Palottini com direção de Ademar Guerra, interpretava o personagem Eugênio, contracenando com Lalá Schneider, Emílio Pita, Luiz Mello e outros nomes consagrados do teatro paranaense em montagem comemorativa aos 100 anos do Teatro Guaíra. Em 2013, Fiani escreveu e dirigiu ‘O Contestado’, com elenco de mais de 40 atores, apresentado no palco do Cine Teatro.


Não resta dúvida de que para um ator, diretor e autor teatral, hoje na condição de secretário de Estado da Cultura, deparar-se com um espaço cultural da magnitude e importância do Cine Teatro Municipal de Palmeira só decepção e tristeza não representam a dimensão dos sentimentos que experimentou naquele momento. Triste, muito triste!

Nenhum comentário:

Postar um comentário