Dá para acreditar que existem
quase 100 mil quilômetros de veias, artérias e vasos sanguíneos que distribuem
o sangue dentro do corpo de um ser humano? É isto o que diz a ciência. E se
cada pessoa tem toda esta extensão de veias, artérias e vasos, então todos os
33.753 habitantes do município de Palmeira – segundo a estimativa populacional
do IBGE divulgada em 2015 – têm pouco mais de 337 milhões de quilômetros de veias,
artérias e vasos sanguíneos. O que dizer do fato de este mesmo município de
Palmeira ter mais de 3.100 quilômetros de estradas rurais? Um levantamento
feito no final dos anos 1990 pela Emater apontava esta extensão das vias rurais.
Não sei se aumentou ou diminuiu, pois nunca mais tive informações seguras sobre
a extensão do sistema viário rural do município. Mesmo que tenha permanecido
assim, é muita estrada, é muito chão. Se fosse uma estrada só, daria para ir de
Curitiba a Belém, no Pará. Por ser estrada, sem pavimentação com asfalto ou
pedra, apenas revestimento primário, com cascalho, tem muita reclamação. E
quem disse que é fácil manter tudo isso em condições de trânsito? O blogueiro
foi perguntar ao vice-prefeito Marcos Levandoski, do PT, que está coordenando o
trabalho de readequação de vários trechos de estradas e ele concorda que não é
fácil, mas diz que está em execução um trabalho que deve ter durabilidade superior,
como diz saber que tem muitos trechos intransitáveis, com solução difícil
devido a vários fatores. O vice-prefeito contou que agora está sendo utilizado
material de qualidade, extraído de uma pedreira na localidade de Campestre de
Vieiras. Este ano, com todo o esforço, foram readequados cerca de 100
quilômetros de estradas, com prioridade para aquelas que integram os roteiros
do transporte escolar. Como se vê, tem muito para ser feito!
O trabalho para readequação das
estradas rurais passa, segundo o vice-prefeito, por um planejamento que leve a
uma integração de ações além do simples transporte ou locomoção. Ele cita as
atividades de educação e de saúde como fatores que determinam as intervenções
nas estradas. Assim, o roteiro escolar é prioridade e o acesso aos postos de
saúde, especialmente os que estão em construção ou reforma, tem preponderância
no momento de se definir qual estrada receberá a readequação. Antes de tudo,
porém, a Prefeitura de Palmeira realizou todo o processo para a aquisição da
pedreira em Campestre de Vieiras, o licenciamento para detonação das rochas e
britagem, deixando a pedra preparada para ser colocada nas estradas. Também
foram adquiridas cinco retroescavadeiras e duas motoniveladoras, que o povo
conhece como patrola, além de quatro caminhões. Agora, mais um caminhão está em
fase de aquisição. Todo esse equipamento vem sendo utilizado para os trabalhos
de readequação das estradas, enquanto a Prefeitura não pode e não tem como
parar os serviços emergências e de reparos nas estradas do interior do
município.
Mas quem está confortavelmente
instalado na cidade talvez não saiba onde os serviços estão sendo executados,
muito menos vê os equipamentos e caminhões em atividade. Aí, o blogueiro também
teve a curiosidade de saber: onde, Marcos, as estradas estão sendo readequadas?
E ele começou citando a que liga a PR 151 à localidade de Pinheiral de Baixo,
destacando que com aquele trecho será feita a ligação com a BR 277, pois o
trecho entre Pinheiral de Baixo e Colônia Maciel já foi readequado no ano
passado. O vice-prefeito ressaltou, porém, que são necessários alguns arremates
naquele trecho entre as duas localidades. Com isto, a conservação torna-se
muito mais fácil, segundo o vice-prefeito.
O que mais, Marcos? Trabalho
inicial de manutenção das estradas em Campestrinho, Vileiros, Correias, Boa
Vista, Limeira, Queimadas, Poço Grande, chegando a Vieiras e Campestre de
Vieiras, que nos próximos 6º dias devem estar com os serviços concluídos, “se o
tempo ajudar”, pois as seguidas e fortes chuvas não têm permitido que se faça
com a continuidade normal. Marcos lembra do sério problema que se apresenta na
região da localidade de Encruzilhada até Rincão do Coxo. Ainda, nas localidades
de Guaraúna de Tocas e Guaraúna dos Borges, com serviços a executar. Também, aqui
em parceria com o governo do Estado, na estrada que liga a localidade de
Guarauninha à BR 277 já foi iniciado trabalho de readequação, da mesma que na
estrada entre Tocas e a BR 277 foi feito serviço de manutenção.
Marcos comemora avanços
conquistados graças ao serviço com planejamento, dizendo que nos roteiros
escolares já não são tantos os problemas como acontecia há alguns anos. A ‘engrenagem’
disto envolve o transporte dos alunos até a escola e a volta para casa, as
condições de trânsito, as condições mecânicas dos ônibus, tudo melhorado e
proporcionando economia na manutenção dos veículos, como cita o vice-prefeito.
E de avanço em avanço, a meta é ter estradas em boas condições, estudantes
podendo ir e voltar das escolas sem problemas, pessoas indo e vindo de forma
mais segura, ônibus sem necessidade de manutenção constante e gente satisfeita,
é claro. Aí, Marcos arrisca o palpite de que, com este trabalho planejado, em
poucos anos 80% das estradas rurais oferecerão condições de trânsito com
qualquer tempo, seja com sol ou com chuva.
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