quarta-feira, 15 de junho de 2016

Conferência das Cidades propõe proibição a estacionamento de caminhões em ruas da cidade

Acredito que todos os motoristas já passaram pela complicada situação de ter que desviar, de repente, um caminhão estacionado em espaço para automóveis e outros veículos menores. Aí, se obriga a jogar o carro para o lado, correndo o risco de provocar acidente. Isto pode estar com os dias contados em Palmeira. É que durante a 6º Conferência das Cidades, que aconteceu no sábado (11), a população teve a oportunidade de opinar e propor medidas para uma cidade mais justa e igualitária. Pouca gente participou, porém, o espaço de diálogo entre o governo municipal e a sociedade foi bem aproveitado, especialmente porque sugestões interessantes e necessárias foram apresentadas e aprovadas. Entre elas a que pede a proibição de estacionamento por tempo prolongado – além do tempo necessário para carga e descarga – de caminhões em ruas da cidade. Para algumas ruas, inclusive, há sugestão de proibição de acesso de caminhões. Por ser fato recorrente na cidade, a presença de caminhões, alguns de grande porte, acaba atrapalhando a circulação de veículos menores e causando transtornos, além de oferecer riscos de acidentes, por diversos motivos, e danificar a pavimentação das ruas, que é dimensionada para suportar grande peso.

No ano passado, foi aprovado projeto de lei na Câmara Municipal, depois sancionado e transformado em lei pelo prefeito Edir Havrechaki, que proíbe o trânsito e estacionamento de caminhões em ruas do Núcleo Habitacional Parque dos Papiros. A iniciativa da proposta foi dos moradores daquele núcleo, preocupados com os danos que tais veículos pesados pudessem causar na pavimentação das ruas, que receberam asfalto há pouco tempo. O fato despertou interesse de moradores de outros locais da cidade, que procuraram vereadores solicitando que a lei fosse estendida para outras ruas. Agora, no fórum adequado, a Conferência das Cidades, a proposta é oficialmente apresentada e a tendência é que seja levada em frente, até que lei municipal regulamente o trânsito e estacionamento de caminhões na cidade.
O Conselho das Cidades, que coordenou a conferência, tem desenvolvido grande empenho para avançar na agenda urbana e rural, atuando segundo uma diretiva baseada na democracia e no pluralismo, privilegiando a participação de todos os cidadãos no debate. Um dado interessante apresentado na conferência foi de que Palmeira cumpriu 80% das medidas propostas na 5º Conferência das Cidades. O conselho assumiu o compromisso de seguir cumprindo as proposições feitas pela população, com um olhar atento às reivindicações que emanam do povo, com objetivo de uma democracia plena e que vá de encontro com os anseios sociais.
Além da questão sobre proibição de estacionamento de caminhões em ruas da cidade, outras duas sugestões apresentadas que são relevantes. Uma delas trata da construção de ciclovia no trecho que margeia a PR 151 desde o viaduto da BR 277 até a ligação com a Avenida das Palmeiras, fazendo a interligação com a ciclovia recentemente construída na via que passa pela Colônia Francesa e vai até a BR 277, no novo viaduto. Também foi apresentada e aprovada a proposta pela implantação de transporte público para estudantes do período noturno que se deslocam dos bairros para o centro da cidade.
Durante a conferência foram aprovadas três propostas de Palmeira para serem apresentadas na etapa estadual, em março do ano que vem, em Foz do Iguaçu. São elas: a inclusão dos jovens no desenvolvimento das cidades, através de conselhos estudantis secundaristas escolares; a criação de cotas, como regras para liberação de verbas para construção de habitação de interesse social, baseado no déficit habitacional; e reorganizar a oferta de cursos técnicos na modalidade ensino médio, de acordo com a necessidade e realidade de cada município. Da mesma forma, foram eleitos nove delegados locais para representar Palmeira em Foz do Iguaçu.

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