sexta-feira, 8 de julho de 2016

Candidatos a prefeito dividirão 20 minutos diários de propaganda no rádio, mas não de forma igual

Todos já sabem que a campanha eleitoral deste ano será mais curta, começando apenas no dia 16 de agosto, nas ruas, nos becos, nas praças, nas pontes e nos viadutos. E no rádio? O ‘palanque eletrônico’ começa no dia 26 de agosto, segundo a prevê a legislação, e termina rapidinho, no dia 29 de setembro. Só um mês e poucos dias, não dói nada e é de graça mesmo. O que talvez poucos tenham se atentado é que a propaganda dos candidatos no rádio sofreu mudanças. Aliás, consideráveis mudanças, a começar pelo tempo de duração dos programas. Agora, ao invés de dois blocos de 30 minutos cada, totalizando intermináveis 60 minutos – exatamente uma hora – como nas campanhas anteriores, serão dois blocos de apenas 10 minutos, que somados chegam a 20 minutinhos. É vapt-vupt! Mais que isso, somente os candidatos a prefeito poderão usar este tempo, que será dividido proporcionalmente à representação de cada partido no Congresso Nacional. Daí, fica óbvio que uns terão mais tempo e outros menos. Em Palmeira, pelo andar do carroção, o prefeito candidato à reeleição deve abocanhar e usar a maior fatia dos 10 minutos, graças a PT, PSDB, PP e PTB, entre outros. Depois dele virá o vereador João Alberto Gaiola, do PDT, que ainda carrega o PMDB e garante uns precisos minutos. Por fim, o dentista Giovatan de Souza Bueno, do PSD, que pode ficar com apenas alguns segundos.

Para os candidatos a vereador estão reservadas apenas as inserções ao longo da programação normal das emissoras de rádio. Em inserções aleatórias de 1 minuto estarão desfilando os mais variados tipos, dos assustados aos escrachados, dos afobados aos falsamente engraçados, enfim, exatamente como o eleitor já se acostumou a ver em campanhas eleitorais anteriores. Vai dizer que você não escuta a propaganda eleitoral para vereador só para ouvir seus amigos e conhecidos ‘pagando mico’?
Para quem quer entender como funciona a divisão do tempo da propaganda eleitoral no rádio, é simples. Basta acompanhar o que diz a legislação: “90% distribuídos proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados, considerados, no caso de coligação para eleições majoritárias, o resultado da soma do número de representantes dos seis maiores partidos que a integrem e, nos casos de coligações para eleições proporcionais, o resultado da soma do número de representantes de todos os partidos que a integrem; e 10% distribuídos igualitariamente”. Fácil, fácil, não é mesmo? Não!? Acontece que as regras usadas na eleição municipal de 2012 foram mudadas com a minirreforma política aprovada pelo Congresso Nacional no ano passado. Mas, para que você não fique com cara de quem não sabe de nada, saiba que os programas irão ao ar no rádio de segunda-feira a sábado, das 7 às 7h10 e das 12 às 12h10. É menos que o tempo de tomar o café da manhã e ainda menos do que o tempo de almoçar. A digestão agradece!

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