terça-feira, 5 de julho de 2016

Executiva estadual do PPS confirma nova comissão provisória para dirigir o partido em Palmeira

O ex-vereador por dois mandatos e atual secretário de Espore e Cultura da Prefeitura de Palmeira, Josiel Caldas, foi confirmado na segunda-feira (4) pela comissão executiva estadual do PPS como presidente da nova comissão provisória municipal de Palmeira. Além de Josiel, a nova direção do partido no município conta com Bruna Teixeira, no cargo de secretária; Maikel Maidl, como tesoureiro; Tatiana Padilha Oliveira é delegada á convenção estadual do partido; e Divonsir da Cruz e Augusto Ferrando são membros da comissão provisória. Com a confirmação, o grupo político do prefeito Edir Havrechaki, do PSC, ganha reforço, ao mesmo tempo que caem por terra as esperanças da dupla Giovatan de Souza Bueno e Altamir Sanson, presidente e vice-presidente do PSD municipal, o primeiro possível candidato a prefeito, de manter o PPS no grupo e somar tempo para a propaganda eleitoral no rádio, bem como de candidatos a vereador pelo partido.

Com o PPS mudando de comando e de grupo político, a coligação que deve apoiar a candidatura de Giovatan fica agora reduzida a apenas três partidos, por enquanto. Confirmados a participar, além do próprio PSD, estão o SD, do possível candidato a vice-prefeito Inácio Budziak, e o PSDC, presidido por Denis Sanson, filho de Altamir e provável candidato à Câmara Municipal. Com menos partidos, a coligação deve enfrentar também dificuldades para formar uma chapa de candidatos a vereador com candidatos de maior densidade eleitoral. O fato preocupa porque para conseguir eleger um vereador é necessário que a chapa, seja ela pura (com candidatos de um único partido) ou coligação (candidatos de dois ou mais partidos), deve obter pelo menos 2.400 votos, com o que atingiria o quociente eleitoral, garantindo o direito a uma vaga no Legislativo.
Quanto ao PPS, agora sob nova direção, o presidente da comissão provisória municipal não fala em candidaturas até que converse com alguns filiados que já manifestaram interesse em disputar vaga na Câmara Municipal. Josiel também disse que precisa ter uma conversa com o prefeito para definir a participação do PPS no grupo e na eleição, incluindo a possibilidade de vagas para candidatos do partido, caso algum interessado se apresente para a missão. Fato é que ao agregar o partido ao seu grupo, o prefeito mostra poderio de negociação com as instâncias superiores de outros partidos e precisão ao buscar uma agremiação cujo líder estadual tem histórico de rusgas com os dois principais expoentes do PSD de Palmeira. Neste caso, dá para dizer que Edir ‘fez uma cesta de três pontos sem a bola tocar no aro’, foi de ‘chuá’, como se diz na linguagem própria do basquete, que ele garantiu mais uma conquista importante para a sua busca da reeleição em outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário