quinta-feira, 7 de julho de 2016

Um João de Palmeira vai conhecer a cidade que revelou John, Paul, George e Ringo para o planeta

Ser um fã incondicional dos Beatles tem suas vantagens. Mas ser mais do que um fã do Beatles tem muito mais vantagens do que se possa imaginar. Até o que nunca imaginou vai acontecer daqui a menos de dois meses para José João de Oliveira, um palmeirense de 63 anos de idade e uma grande parcela da vida de idolatria pela banda de rock inglesa que desde 19 de agosto de 1962, na primeira apresentação com sua formação mais conhecida, e até hoje encontra admiradores pelo mundo inteiro. Em setembro, o João de Palmeira vai abrir os olhos e ver que o sonho é realidade. Ele vai conhecer a cidade que revelou para o planeta o talento de quatro rapazes: John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. João vai à Inglaterra e, mais do que isso, vai a Liverpool, a cidade dos Beatles. Lá, em dois dias que parecerão curtos demais para ele, vai visitar lugares onde a banda tocou, onde os músicos moraram, estudaram e curtiram os primeiros anos de sucesso da banda. O marco para o João é o Cavern Club, local onde aconteceu a primeira apresentação com a formação mais famosa dos Beatles. Mas o plano dele para as visitas inclui o orfanato Strawberry Fields, que deu título a uma das mais famosas canções da banda, a Penny Lane, outro local que inspirou música, e as casas onde os quatro moraram quando crianças e adolescentes, tudo como se fosse para João o Magical Mistery Tour, título de um filme protagonizado pelos quatro músicos.

 A famosa Abbey Road, em Londres, rua onde se localizava a gravadora dos primeiros discos dos Beatles, João também pretende conhecer, claro. A famosa foto dos quatro Beatles cruzando a faixa de pedestres deve ser tentada pelo solitário João, para ficar para a posteridade a sua visita à terra dos Beatles. Londres, por sinal, será a base dele na Inglaterra, em setembro. Na capital inglesa, João ficará hospedado na casa de uma palmeirense, Vanderli Bello, o que facilita a viagem em termos financeiros. As facilidades aparecem para quem merece, como no caso de João, que ganhou de presente da filha as passagens aéreas. Ele sai de Curitiba e vai a São Paulo na primeira parte da aventura. Depois, de São Paulo a Londres serão cerca de 11 horas voando e sonhando. De Londres para Liverpool, João pretende viajar de ônibus para apreciar a paisagem da região Oeste da Inglaterra até chegar ao destino, em aproximadamente cinco horas, às margens do Mar da Irlanda, a cidade portuária de Liverpool, a quinta maior da Inglaterra, com 450 mil habitantes e uma intensa vida cultural e turística. João deve voltar com muita coisa na bagagem, sobretudo souvenirs dos Beatles de todos os tipos, para juntar aos tantos que já tem espalhados por toda a sua casa, das mais diversas formas e maneiras. Até o carro de João tem uma plotagem especial, tudo pelos Beatles.

João um dia imaginou que poderia conhecer a cidade dos Beatles, sem dúvida. E como eu gostaria também de ir a Liverpool, não tanto pela banda – que admiro, tenho discos e CDs dos Beatles, mas pela paixão por outro ícone da cidade, o Liverpool Football Club. Sendo assim, e por via das incertezas quanto ao futuro, se não puder um dia visitar Liverpool, já fiz meu pedido ao João para que me traga de lá um souvenir do único clube pelo qual torço no exterior. Imagino que ter uma lembrança dos Reds vinda de Liverpool já seja uma parte do sonho realizado, porque o sonho maior é entrar no estádio de Anfield Road, sentir a atmosfera mágica do lugar, cantar ‘You’ll never walk alone’ em coro com as vozes da torcida antes, durante e depois do jogo. Um pouco mais, ver uma vitória dos Reds por 3 a 0 com gols brasileiros de Lucas, Philipe Coutinho e Roberto Firmino. Seria muito mais do que um sonho, uma realização. Pés no chão, porque quem vive sonhando perde a oportunidade de viver acordado as maravilhas da vida, já pedi que o João visite Anfield Road e deixe lá um pouco da minha energia positiva para a temporada 2016/2017, principalmente para uma conquista do título da Premier League. Vai, João, Liverpool te espera! Boa viagem!

5 comentários:

  1. Parabéns ao Amigo João por essa oportunidade única que está tendo em visitar Liverpool, estar realizando seu sonho que nem mesmo ele esperava. À ele só temos a desejar...uma "BOA VIAGEM".

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Amigo João por essa oportunidade única que está tendo em visitar Liverpool, estar realizando seu sonho que nem mesmo ele esperava. À ele só temos a desejar...uma "BOA VIAGEM".

    ResponderExcluir
  3. Eu fico sem palavras, muito obrigado Rogério, vou fazer o possível para ir até Anfield Road, também sou torcedor.
    E com o apoio dos amigos I never walk alone...

    ResponderExcluir
  4. Que legal cara.. deve ter sido show o passeio. Parabéns!! Também sou fã dos Beatles. Você tem face Joao?

    ResponderExcluir