quarta-feira, 6 de julho de 2016

Transmissões das sessões da Câmara Municipal estão suspensas durante o período eleitoral

Desde terça-feira (5), data da sessão ordinária semanal da Câmara Municipal não há transmissão ao vivo das sessões do Legislativo. Acontece que a mesa diretora da Câmara tomou a decisão de suspender a transmissão. Também foram suspensas as publicações do banco de áudio no site e no canal do Youtube da instituição. Agora, só ao vivo e in loco. A medida, segundo informa a assessoria da Câmara, tem por objetivo o cumprimento da lei eleitoral, que diz que “são proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais, nos três meses que antecedem o pleito” (Lei nº 9504/97, art. 73, inc. VI, b). Assim, por entenderem que os vereadores em atividade teriam vantagens eleitorais com a transmissão das sessões, a opção foi cortar a transmissão e também não disponibilizar áudios e vídeos das mesmas.

Para adotar tal medida, que pode parecer drástica, a mesa diretora da Câmara seguiu orientação jurídica. Em virtude do período eleitoral, iniciado no dia 2 de julho, a suspensão da transmissão ao vivo das sessões plenárias e da publicação dos vídeos e áudios se estende até a sessão ordinária do dia 4 de outubro, data em que as transmissões devem retornar à normalidade, de acordo com a informação da Câmara Municipal. Até lá, por se tratar de registro de atos públicos, o munícipe ou órgão de imprensa interessado no conteúdo das sessões pode requerer na Secretaria da Câmara cópia da gravação da sessão em áudio ou em vídeo. Com relação ao conteúdo jornalístico do Legislativo, a informação é de que continuará sendo publicado no site da instituição, mas sem citar os nomes dos vereadores em seus discursos, discussões ou autoria de proposições. Porém, as proposições enquanto documentos públicos continuarão disponibilizados no site da Câmara para consulta do cidadão, especialmente de quem quiser saber qual vereador é autor de projeto de lei, requerimento, indicação e outros.
A suspensão da transmissão não significa que as sessões deixarão de ser registradas em áudio e vídeo. Pelo contrário, todas as sessões continuarão sendo gravadas e após findado o período eleitoral serão publicados seus conteúdos nos canais atualmente utilizados pela Câmara para dar publicidade às sessões. Portanto, vereadores, o que fizerem ou disserem até 4 de outubro pode ficar, de certa forma, ‘escondido’ do público, pelo menos daquele com menor interesse sobre o que se passa no âmbito do Legislativo. Depois, porém, tudo voltará às claras, transparente e exposto, como deve ser com todos os atos do poder público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário