quinta-feira, 14 de julho de 2016

Empresa contratada pela Prefeitura apresenta planos de mobilidade e transporte e de arborização para Palmeira

Há muitos anos, Palmeira necessita de intervenções no seus sistema viário para que tráfego flua melhor e o trânsito não se transforme em problema, nem para motoristas nem para pedestres. Problema? Parece assunto de cidade grande, mas é verdade, o trânsito já é um problema um Palmeira. Não ainda ao ponto de motorista xingar motorista de ‘guarda-chuva de polaco’ quando de alguma barbeiragem, mas está muito perto disso. Buscando solução para o problema que somente se agrava na proporção em que aumenta o número de veículos nas ruas, a Prefeitura de Palmeira recebeu na quinta-feira (14) equipe de técnicos da empresa Ecotécnica Tecnologia e Consultoria, contratada para desenvolver o Plano de Mobilidade Urbana e Transporte Coletivo Urbano e Rural e o Plano de Arborização pra o município. Os representantes da empresa, que tem sede em Curitiba, realizaram apresentação técnica para o prefeito, secretários e funcionários das secretarias municipais. A apresentação destacou os detalhes do desenvolvimento e execução dos projetos dentro do município. O plano de mobilidade segue diretivas aplicadas por lei federal de 2012, que atribui aos municípios o planejamento, execução e avaliação da política de mobilidade urbana, bem como a regulamentação dos serviços de transporte urbano. Assim, a Prefeitura de Palmeira não se furta da responsabilidade legal e age para evitar agravamento de um problema em fase inicial, mas com perspectivas de tornar-se crônico com o passar do tempo e aumento da frota.

Desde 2015, quando venceu processo licitatório e foi contratada, a empresa realizou diversos levantamentos estatísticos para avaliar o atual cenário de mobilidade urbana e transporte coletivo da cidade. A partir dos dados obtidos deve elaborar os planejamentos. Segundo explanado pelos técnicos da empresa durante a apresentação, a cidade de Palmeira deverá passar por uma reformulação do sistema viário e de trânsito, através da padronização e hierarquização de ruas e calçadas para pedestres. Quer dizer: dar uma organizada geral na cidade para que a pavimentação das ruas siga um padrão, bem como as calçadas, cujos problemas não são novidades para ninguém a muitos e muitos anos.
Para desenvolver o plano de transporte coletivo, a Ecotécnica realizou levantamento de campo, diagnóstico, apontou diretrizes e desenvolveu as propostas. Segundo as informações, para que Palmeira tenha um transporte coletivo mais eficiente é necessário aumentar o número de viagens semanais de 77 para 121, o que representa 57% a mais do que atualmente é ofertado aos usuários do transporte coletivo. Os aditivos aconteceriam na área urbana, e os itinerários nas linhas interbairros, industrial e rural.
Com o Plano de Arborização, a empresa realizou levantamentos e identificou as espécies de árvores mais comuns dentro da cidade. De acordo com a especialista em engenharia e gestão ambiental, Sandra Mayumi Nakamura, o plano contempla diversas demandas para o município. “Nossa proposta leva em conta a posição das redes elétricas e as indicações da Copel e do IAP, seguindo os portes de árvores adequados para cada local e as espécies mais indicadas para o tipo de clima e de estrutura urbana”, comentou. Pode ser que muitas das árvores que estão nas ruas hoje sejam substituídas por outras espécies, com porte mais adequado para a cidade. Afinal, são muitos exemplos de árvores cujas raízes causam danos às calçadas e os galhos estão próximos à rede de energia elétrica.
Segundo informa a Prefeitura, os planos apresentados pela Ecotécnica estão à disposição das secretarias, as quais devem agora avaliar e fazer indicações. Nos próximos 15 dias, a empresa deve avaliar e adequar as modificações, se essas forem necessárias, após isso os planos serão apresentados na versão final. Em uma fase futura, os documentos, em forma de projetos de lei, devem ser submetidos à análise e votação na Câmara Municipal e, caso sejam aprovados pelos vereadores, transformados em leis. Depois de tudo isso, é só fazer cumprir a lei. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário