quarta-feira, 13 de julho de 2016

Cartório Eleitoral chama representantes de partidos para ‘por ordem na cozinha’ antes de começar a campanha

Na próxima semana começa de vez a movimentação mais intensa do processo eleitoral deste ano. O ‘Deus nos acuda’ vai ser depois que começar a campanha, a partir de 16 de agosto, quando os candidatos e simpatizantes entram naquele conhecido estado de ‘nervos à flor da pele’. Para evitar maiores altercações e possibilidades de confrontos mais sérios, o cartório eleitoral de Palmeira está convocando uma reunião com os representantes dos partidos políticos para a próxima terça-feira (19), às 14 horas, no Fórum Eleitoral. O objetivo do encontro, segundo Adílson Severino da Silva, chefe do cartório, é repassar aos dirigentes partidários orientações sobre o registro de candidaturas, a propaganda política, prestação de contas e demais assuntos referentes às eleições municipais deste ano. Enfim, para ‘por ordem na cozinha’ antes de se começar a preparar o prato principal para a eleição.

A preocupação da Justiça Eleitoral é pertinente, pois em todas as eleições municipais, todas quer dizer todas mesmo, sem exceção, sempre acontecem fatos mais ou menos intrigantes que acabam envolvendo as autoridades constituídas em fiscalização, apuração e até punição dos transgressores da lei. É justamente para buscar reduzir o índice de ocorrências que a reunião foi convocada. A ‘chamada na chincha’ já antes da entrada dos times em campo confere à arbitragem uma tranquilidade inicial, inclusive evitando mostrar cartões amarelos e vermelhos à profusão. Vai na conversa, vai na boa.
Na reunião do dia 19, entre outras informações de interesse dos partidos e seus dirigentes, ficarão sabendo que a partir do dia 25 de julho, observado o prazo de três dias úteis contados do protocolo do pedido de registro de candidatura, a Justiça Eleitoral fornecerá o número de inscrição no CNPJ aos candidatos cujos registros tenham sido requeridos pelos partidos ou coligações. Quer dizer, quem se antecipar pode conseguir antes o CNPJ e já encomendar materiais de campanha, além de abrir conta bancária para movimentação de recursos eleitorais, obrigatória por lei. Agora, quem deixar para fazer o pedido de registro de candidatura no último prazo, que é 15 de agosto, vai ter que esperar mais tempo para ter o CNPJ, para providenciar a abertura da conta bancária e fazer a encomenda de materiais. Se o tempo é aliado dos candidatos em uma campanha eleitoral, então é melhor antecipar as providências, o que facilita até mesmo a atuação da Justiça Eleitoral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário