terça-feira, 19 de julho de 2016

Eleição de 1955: Benjamin Malucelli conquista segundo mandato com nova vitória sobre Daniel Mansani

No dia 3 de outubro de 1955, os eleitores de Palmeira foram às urnas para eleger prefeito e nove vereadores. A exemplo do que já havia acontecido na eleição de 1947, Benjamin Malucelli e Daniel Mansani disputam a Prefeitura Municipal, na sucessão do então prefeito Alfredo Bertoldo Klas.http://www.gazetadepalmeira.com.br/wp-includes/js/tinymce/plugins/wordpress/img/trans.gifNa apuração dos 4.137 votos colocados nas urnas, o candidato do PSD consegue nova vitória sobre o adversário do PTB, totalizando 2.438 sufrágios em seu favor, contra os 1.584 dados ao candidato do PTB. Foram contabilizados ainda 102 votos em branco e 13 votos foram considerados nulos, confirmando a terceira conquista consecutiva do PSD, derrotando mais uma vez a aliança dos tradicionais rivais UDN e PTB. Este segundo mandato de Malucelli seria iniciado em fevereiro de 1956, quando tomou posse em solenidade realizada na Câmara Municipal, que funcionava no mesmo prédio da Prefeitura, na praça Mal. Floriano Peixoto, inaugurado em 1951.

À frente da administração municipal pela segunda vez, Malucelli implanta um ritmo de trabalho intenso que privilegiava investimentos em urbanismo, tendo na iluminação pública um dos principais destaques e colocando Palmeira como uma das cidades do interior do estado com maior cobertura de iluminação. Também a abertura e conservação de estradas rurais ganham atenção do prefeito, bem como os investimentos nas escolas consolidadas, com turmas multiseriadas, que são implantadas em localidades do interior do município para atender a população rural.
A incontestável liderança política de Malucelli fazia dele um candidato imbatível. Tanto é que, candidatou-se a vereador na eleição seguinte, realizada em 1959, e conseguiu seu segundo mandato na Câmara Municipal. E na eleição de 1963 repetiu a dose, conquistando pela terceira vez um mandato no Legislativo dentro do período democrático iniciado em 1947 e que foi restringido com a ditadura militar e o bipartidarismo. A liderança é evidenciada nas três passagens de Malucelli pela Câmara Municipal como vereador, visto que ele foi presidente do Legislativo em cinco oportunidades.
PSD elege três vereadores
Na eleição de 1955 para a Câmara Municipal de Palmeira, o PSD conseguiu manter a maioria das cadeiras no Legislativo. O partido do prefeito eleito conquistou quatro vagas, enquanto o aliado PSP elegeu dois vereadores. A oposição teve dois vereadores eleitos pelo PTB e um pela UDN. Mais uma vez, como aconteceu no seu primeiro mandato como prefeito de Palmeira, Benjamin Malucelli governaria com seis vereadores aliados, entre eles o até então prefeito Alfredo Bertoldo Klas e o candidato com a maior votação, Baptista Cherobim, iniciando atuação na vida pública que o levaria, futuramente, a dois mandatos como prefeito de Palmeira. Outro nome de destaque eleito para o Legislativo era da oposição, Lineu Mansani Turra, futuro deputado estadual.

Candidato eleito
Votação
Baptista Cherobim (UDN)
361 votos
Adão Czelusniak (PSD)
272 votos
Alfredo Bertoldo Klas (PSP)
265 votos
Luiz Capraro (PSD)
226 votos
Lineu Mansani Turra (PTB)
214 votos
Ricardo Borges Seixas (PTB)
194 votos
Estevam Rigoni (PSD)
191 votos
Mieczyslau Bruginski (UDN)
186 votos
Henrique Leôncio Stadler (PSP)
181 votos

Nenhum comentário:

Postar um comentário