quarta-feira, 11 de maio de 2016

João Savi já pode mandar passar o terno para assumir vaga na Câmara Municipal

Se depender do Ministério Público Eleitoral (MPE), quem deve ocupar a vaga do vereador Mário Wieczorek (PP) na Câmara Municipal é o suplente de vereador João Savi, filiado ao PP quando da eleição municipal de 2012 e hoje filiado ao PDT. O promotor Antônio Carlos Nervino entende que o fato de Savi ter trocado de partido dentro do prazo estabelecido por lei para as mudanças de filiações, não inviabiliza sua condução à vaga aberta no Legislativo. A decisão, porém, caberá ao juiz Gabriel Ribeiro Lima, que substitui a juíza Cláudia Sanine Ponich Bosco, que está em férias e retorna à função no final deste mês. O parecer do juiz pode ser emitido ainda esta semana. Porém, o juiz eleitoral pode ter entendimento diferente daquele do promotor, mas... Mesmo que a experiência mande agir com cautela, que como a v=canja de galinha não faz mal a ninguém, João Savi pode dar aquele famoso assobio que marcou sua campanha em 2012, tirar o terno do armário e mandar passar a fatiota para a posse. Se não for no próximo dia 17, ele vai sentar na cadeira hoje vazia no dia 24 de maio. Tomando posse, Savi vai compor na bancada do PDT ao lado do vereador João Alberto Gaiola, agora seu guru na política e, possivelmente, seu candidato a prefeito preferido na eleição municipal deste ano.

Wieczorek deixou a Câmara Municipal para assumir a Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Direito Humanos da Prefeitura de Palmeira, no início do mês de abril, a convite do prefeito Edir Havrechaki (PSC). Desde então, sua vaga na Câmara está aberta, aguardando o pronunciamento definitivo da Justiça Eleitoral sobre quem deve ser o suplente que assumirá o posto até o final deste ano. Enquanto isso, as sessões da Câmara contam com a participação de oito vereadores. Mário não deve voltar à Câmara, pois saiu de lá atraído pelo desafio de uma função diferente, na qual poderá auxiliar a população de forma mais abrangente, como ele sempre gostou de fazer e fez. É possível até, que se o atual prefeito conseguir a reeleição. Mário seja convocado para o time titular de secretários no ano que vem.
A dúvida quanto a qual suplente assumiria a vaga surgiu logo após a confirmação da saída de Wieczorek, quando ficou constatada a mudança de partido feita por Savi. O segundo suplente do PP é Juarez Baggio, que também trocou de partido em abril, filiando-se ao PMDB. Se a troca de partido constituir impedimento para assumir vaga no Legislativo no entendimento do juiz eleitoral, o terceiro suplente, Aldemir de Lima, é quem estaria apto a ser empossado vereador. O parecer do promotor, entretanto, parece lançar por terra todas as especulações até aqui apresentadas e sustentadas, por um ou por outro. Com 99,9% de chances de se tornar vereador, Savi vai disputar em outubro a reeleição para a Câmara, com assobio e tudo o mais que tiver direito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário