domingo, 1 de maio de 2016

Orquestra de Palmeira ainda vai tocar muito e dar o que falar Paraná afora

No dia 2 de abril, em uma noite quente e movimentada na Praça da Matriz, pude assistir à apresentação da Orquestra Municipal de Palmeira. Confesso que fiquei impressionado pelo nível da apresentação dos músicos regidos pelo maestro Nélson Lopes. Apesar de a orquestra ter iniciado atividades há apenas três anos, os 38 músicos da composição atual atingiram uma qualidade bastante consistente, que impressiona a quem tem a oportunidade de presenciar pela primeira vez uma performance com a participação de todos eles, na formação completa com instrumentos de cordas e metais. Já havia presenciado à apresentação de grupos menores de músicos da Orquestra, mas com o total de integrantes foi no dia 2 de abril a minha primeira oportunidade. Aplausos! Recentemente, foi postado no Facebook um vídeo com parte da apresentação de dez músicos da Orquestra no Colégio Dom Alberto Gonçalves, quando o estabelecimento comemorava seus 69 anos de fundação. Novamente fiquei impressionado e emocionado com a interpretação de “Garota de Ipanema”, um dos clássicos da Bossa Nova composto pelo nosso imortal maestro Antônio Carlos Jobim, o Tom Jobim. Emocionado porque a Orquestra Municipal estava levando a estudantes o contato direito com a música da mais alta qualidade. Não pude deixar de comentar a postagem do vídeo e parabenizar o maestro e os músicos.

Agora fique sabendo que esteve em Palmeira, no início do mês de abril, o maestro Abemael Oliveira Queiroz, regente da banda marcial da cidade de Cambará, no Norte do Paraná. O maestro cambaraense veio a Palmeira com o intuito de formar uma parceria para melhoria de sua banda, propondo o intercâmbio de materiais de estudo e de experiências entre os grupos. O maestro Abemael pretende evoluir seu trabalho em Cambará transformando a atual banda em uma orquestra, exatamente como aconteceu em Palmeira há três anos, quando surgiu a nossa Orquestra.
Pelo fato de Cambará ter encontrado em Palmeira o apoio necessário para alavancar sua pretensão de contar com uma Orquestra, o maestro Nélson Lopes passa a ser referência estadual, juntamente com o grupo de músicos, o que se constitui em um grande passo no âmbito musical, independente do fato de Palmeira ser uma cidade de porte menor. O maestro da Orquestra Municipal de Palmeira disse que a orquestra é muito jovem se comparada com tantas outras renomadas e que fazem sucesso”, por isso, segundo ele, “é gratificante saber que estamos fazendo trabalho certo e devemos continuar”. Nelson ressalta ainda o amadurecimento dos músicos e da própria orquestra, refletidos no surgimento de convites para apresentações em eventos. “Estão surgindo vários convites para realizarmos apresentações em diversos encontros culturais. Cada dia mais, nosso trabalho vem ganhando reconhecimento”, afirmou o maestro, exultante pelos resultados obtidos até o momento e cuja tendência é melhorarem ainda mais, ampliando o sucesso da Orquestra.
Aproveitando, deixo uma dica para as empresas de Palmeira que têm interesse em investir em atividades culturais e sociais: patrocinar a Orquestra Municipal pode ser uma boa forma mostrar à comunidade o nível de sua responsabilidade social. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário