domingo, 8 de maio de 2016

Partidos políticos de Palmeira têm 134 novos filiados para enfrentar eleição municipal

A eleição municipal deste ano vai corroendo os prazos até que chegue o dia da votação, 2 de outubro. Um destes prazos, vencido no dia 2 de abril, era o de filiação para quem tem intenção de candidatar-se, visto que a legislação eleitoral prevê que o candidato deve estar filiado a partido político há pelos menos seis meses antes da eleição. Para quem esperava uma corrida atrás de filiações, o resultado não foi assim tão extraordinário. No comparativo do número oficial de filiados a partidos políticos em Palmeira entre os meses de março e abril, as novas filiações aumentaram em apenas 134 o total de filiados. Nenhum partido teve ‘explosão’ de filiações e mesmo a troca de partido protagonizada por ‘pesos pesados’ da política local estimulou uma onde filiações. No balanço final, ficou tudo mais ou menos como estava e quem tinha grande número de filiados manteve-se assim, enquanto os partidos com menor número de filiados mantêm-se com poucos filiados. Pelo aspecto quantitativo de filiados, a eleição municipal não começa com surpresas. Pelo contrário, apresenta praticamente o mesmo panorama de 2012. Será mais do mesmo?

Os dados estatísticos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que no mês de março 2.565 eleitores de Palmeira estavam filiados a um dos 25 partidos políticos com funcionamento regular no município. Com o término do prazo para filiação dos interessados em candidatar-se nas eleições municipais deste ano e para aqueles que pretendiam trocar de partido para concorrer a prefeito, vice-prefeito ou vereador, os dados do TSE, relativos a abril mostram que o número de filiados a partidos aumentou para 2.697. São portanto, 134 novos filiados no prazo de um mês, exatamente no último mês em que era possível fazer filiação ou trocar de partido sem correr o risco de ficar inelegível.
As estatísticas oficiais do TSE apontam que, dos 2.697 filiados a partidos políticos em Palmeira, 323 têm filiação no PT, que continua sendo o partido com maior número de filiados no município, apesar de ter perdido seis de um mês para outro. O PT, por sinal, é o único partido que tem mais de 300 filiados em Palmeira. Na sequência, contando com mais de 200 filiados, aparecem o PMDB, com 242, seguido do PP, com 241. O primeiro ganhou dois novos filiados e o segundo recebeu três novas filiações em abril. Depois vêm o PR, que tem 232 filiados, e o PDT, com 227. Ambos aumentaram a quantidade de filiações em abril, acrescentando mais 16 ao primeiro e mais 24 ao segundo.  O PSDB, com 206 filiados, conseguiu atrair mais três em abril.
Com mais de 100 eleitores filiados, os partidos que constam da lista do TSE são: o PTC, com 193 filiados – foi o partido que mais aumentou o número de filiações, conseguindo 30 no mês de abril, o DEM e o PSC – partido do prefeito Edir Havrechaki, ambos com 184 filiados, o PTB, com 120, e o PPS, com 113 filiados no município. Os três primeiros perderam filiados em abril: um, três e dois, respectivamente. Já o PPS ganhou 13 novas filiações.
Além dos partidos já mencionados, os que tiveram uma evolução mais significativa em termo de filiações foram o PSDC, o SD e o PSD. Respectivamente, ganharam 20, 17 e oito novos filiados. Curiosamente, os três, no atual momento, estão convergindo para compor coligação para apoiar a candidatura de Giovatan de Souza Bueno, do PSD, a prefeito. O ex-prefeito Altamir Sanson, como já é de conhecimento de todas as pedras da escadaria da Igreja Matriz, aderiu ao PSD recentemente e levou junto o ex-adversário Giovatan. A dupla conseguiu, além deles próprios, mais seis filiados para o partido que agora comandam. No carreiro veio Inácio Budziak, do SD, que até o momento está colocado como candidato a vice-prefeito. A manobra política foi impactante no primeiro momento, mas carece de aceitação ampla, geral e irrestrita, principalmente por parte de membros de alto coturno dos grupos políticos tanto de Altamir como de Giovatan. Há muitas feridas abertas em um passado bastante recente que teimam em não cicatrizar de forma rápida. Talvez nem mesmo o uso intensivo de colágeno acelere o processo e unifique os de lá com os de cá e vice-versa. A sabedoria popular recomenda compressas de chá camomila para auxiliar na cicatrização. É duvidável que tenha resposta neste caso, porém...

Nenhum comentário:

Postar um comentário