terça-feira, 5 de abril de 2016

Candidatura de Gaiola a prefeito já está ‘subindo no telhado’

As notícias nada animadoras do agrupamento do ex-prefeito Altamir Sanson e do bi-candidato a prefeito Giovatan de Souza Bueno no PSD, sob as bênçãos do deputado estadual licenciado e secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, o novo big boss do partido no Paraná, podem estar fazendo a candidatura a prefeito de Palmeira do vereador João Alberto Gaiola, do PDT, estar ‘subindo no telhado’. A expressão é usada frequentemente na crônica política para indicar que há mais dúvidas do que certezas. Acontece que Gaiola já havia anunciado anteriormente que Sanson apoiaria sua candidatura, inclusive dispondo-se a indicar o candidato a vice-prefeito na chapa majoritária, que poderia ser o filho Denis, do PSDC, ou a mulher, Marilda. Agora, fica difícil sustentar o discurso de apoio do ex-prefeito, pois, certamente, como novo cacique do PSD em Palmeira, Altamir não deve abrir mão de candidato a prefeito de seu partido. E o mais indicado para ocupar o papel principal da trama eleitoral pelo PSD é mesmo Giovatan. Ao que tudo indica, salvo melhor juízo e caso pretenda manter mandato eletivo, Gaiola vai disputar a reeleição para a Câmara Municipal.

Se a situação que muitos podem descrever como surreal, que coloca ‘remando o mesmo barquinho’ o ex-prefeito e seu dileto adversário direto em uma eleição, em 2008, e indireto em outra, em 2012, o que dizer de um terceiro remador: Gaiola. Ele já foi aliado de Altamir na eleição de 1992; foi candidato apoiado por Altamir na eleição de 1996; foi derrotado junto com Altamir por Mussoline Mansani na eleição de 2000; foi derrotado por Altamir na eleição de 2004 quando foi candidato a vice-prefeito na chapa com José Przybysewski, do PT, que foi vice-prefeito de Altamir entre 1993 e 1996; e, por fim, disputou a eleição para prefeito em 2008 contra Altamir e Giovatan e ficou em terceiro lugar? Percebam que os três atores da eleição de 2008, que se mantiveram em posições opostas na eleição seguinte, estão prestes a unir forças para tentar derrubar da cadeira principal do prédio da praça Mal. Floriano Peixoto o vencedor do Oscar Eleitoral de 2012.
Pelo lado do prefeito que vai buscar a reeleição em outubro, a não candidatura de Gaiola a prefeito e a união dos três principais oponentes já representa temores, sim. Edir sabe que Altamir ganhou a eleição em 2008 porque Gaiola tirou votos do adversário Giovatan. Sabe também que ele mesmo ganhou a eleição em 2012 porque Inácio Budziak tirou votos do adversário Giovatan. Agora, em 2016, Edir tem Inácio Budziak para usar como ‘arma secreta’ contra as intenções do ‘trio rolo compressor’ que pretende desalojá-lo da Prefeitura. Sabe que se concorrer cabeça a cabeça contra Giovatan pode ter surpresas ao cruzar a linha de chegada. Então, vai querer prevenir, porque uma derrota eleitoral é muito difícil de remediar. 

Um comentário: