sexta-feira, 8 de abril de 2016

Sai Mário Wieczorek e entra... vaga na Câmara fica entre João Savi e Juarez Baggio

A saída da Câmara Municipal, anunciada na terça-feira (5), na tribuna do Legislativo durante a sessão, pelo próprio vereador Mário Wieczorek, do PP, provoca rebuliços entre os dois primeiros suplentes do PP. Ou melhor, um do PP e outro agora no PDT. O primeiro suplente é João Savi, que conseguiu 486 votos na eleição de 2012, que teria direito a assumir a vaga deixada por Mário. Acontece que ele trocou o PP pelo PDT, recentemente, e isto deve impedir que assuma a vereança, uma vez que, segundo a legislação, as vagas pertencem aos partidos e não aos candidatos. O segundo suplente é Juarez Baggio, que obteve 269 votos em 2012. Mesmo com votação inferior, Baggio pode assumir a vaga de Mário até o final deste ano, enquanto o titular permanecer na condição de secretário municipal de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos. Ele aceitou convite feito pelo prefeito Edir Havrechaki, do PSC, para a secretaria, Com isto, garante a presença do PP na coligação que vai apoiar a candidatura à reeleição do prefeito de Palmeira.

Primeiro suplente do PP, João Savi não quis permanecer no partido e migrou para o PDT, a convite do presidente da sigla em Palmeira, o vereador João Alberto Gaiola. Ele tem intenção de concorrer a vereador novamente este ano e decidiu mudar de partido em busca de melhores condições de elegibilidade. Ou seja, acredita ter mais chances de sucesso no PDT; E acredita mesmo porque, mesmo informado que se ficasse no PP poderia assumir a vaga de Mário, ele não voltou atrás. Savi trocou possíveis nove meses de mandato como vereador pela possibilidade de eleger-se vereador para mandato de quatro anos pelo PDT.
Quanto a Juarez Baggio, que talvez jamais tivesse imaginado chegar à Câmara Municipal, é possível que lhe caia no colo um mandato de nove meses. Ainda, com a possibilidade de ser candidato a vereador este ano e, aí sim, na eleição de 2 de outubro, conquistar um mandato completo. Para conseguir isto, poderá utilizar o tempo que permanecer como substituto de Mário, com os poderes do cargo, embora limitados, conquistando votos que provavelmente não conquistaria nas mesmas condições em que disputou a eleição de 2012. Enfim sua história pode ter final feliz, pois ganhando um presente inesperado pode conseguir prolongar a alegria pro mais quatro anos. Se sim ou não, só os números das urnas dirão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário