domingo, 24 de abril de 2016

Gaiola protesta, diz que candidatura a prefeito não é blefe e exibe lista com mais de 30 candidatos a vereador

Informei, aqui no Blog, que a candidatura a prefeito do vereador João Alberto Gaiola, do PDT, ainda não é um assunto encerrado, que faltaria o arremate para confirmá-la. Do lado de lá, o próprio vereador protestou, disse que não está fazendo blefe com o tema candidatura a prefeito e que trata com seriedade a questão e que está em análise o candidato ideal a vice-prefeito para compor a chapa majoritária de uma coligação que já tem confirmadas as presenças do seu PDT e mais do PMDB e do PHS. Ainda, cogita alguns outros partidos na composição e que já são mais de 30 os pré-candidatos a vereador, em duas chapas: uma em coligação do PDT e do PHS e outra, por enquanto, pura, do PMDB. Então, 18 candidatos da primeira mais 14 candidatos da segunda – com nomes colocados em duas listas – são 32 postulantes à Câmara Municipal e cabos eleitorais ativos na campanha a pedir votos para si e para o seu candidato a prefeito, o próprio Gaiola. O número de candidatos à Câmara pode aumentar se confirmada a adesão de outros partidos, incluindo o que pode oferecer o candidato a vice-prefeito. As listas têm nomes até certo ponto surpreendentes, gente que já fez o teste das urnas e saiu-se bem, assim como gente que vai estrear em eleição como candidato e reúne condições de atingir votação significativa. É verdade, a candidatura de Gaiola a prefeito não é blefe, apesar de ele reconhecer as dificuldades em enfrentar o prefeito candidato à reeleição com a máquina pública funcionando em seu favor.

No momento em que os possíveis adversários já têm consolidadas as suas chapas majoritárias – Edir Havrechaki, do PSC, e Marcos Levandoski, do PT, pela situação, e Giovatan de Souza Bueno, do PSD, e Inácio Budziak, do SD, por uma vertente da oposição – é que Gaiola coloca-se em debate sobre a melhor composição para a sua chapa. Ele é o candidato a prefeito. Mas a quem cabe ou em quem cabe melhor o personagem de candidato a vice-prefeito? Segurando nas mãos a imagem e o histórico dos possíveis companheiros de chapa, Gaiola improvisa uma cena como se encenasse ‘Hamlet’, em homenagem aos 400 anos de William Shakespeare. Dramático e obtuso, profere: ‘É este ou não é este? Eis a questão’.

Veterano na política, portanto sem espaços para aventuras, Gaiola já foi candidato a prefeito de Palmeira em três ocasiões: 1996, 2000 e 2008. Também já foi candidato a vice-prefeito, em 2004. E já foi também candidato a vereador em três eleições: 1988 (em Rio Branco do Sul, onde trabalhava e residia), 1992 e 2012, quando conseguiu uma das nove vagas na Câmara Municipal de Palmeira, que ocupa até o próximo dia 31 de dezembro, fazendo oposição à atual administração municipal, frequentemente como voz solitária no Legislativo. O vereador do PDT não comanda exatamente ‘O incrível exército de Brancaleone’, mas coloca-se na história da eleição deste ano mais como um Davi diante do gigante filisteu Golias, armado de uma funda e com uma única pedra, com o que se obriga usar de toda a precisão para atingir o adversário de modo a derrubá-lo com um único e certeiro golpe. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário