sexta-feira, 15 de abril de 2016

Giovatan cantou “Volta” mais afinado que Edir e Inácio retornou para ser seu vice

“Volta / Vem viver outra ao meu lado...” A afinação na interpretação de Giovatan Bueno de Souza, do PSD, do clássico de Lupcínio Rodrigues, “Volta”, encheu os ouvidos e o coração do ex-vereador Inácio Budziak, do SD. Tanto que ele voltou e agora ‘jura de pés juntos’ que não deixa mais a companhia do bi-candidato a prefeito, que tem ainda o apoio do novo amigo Altamir Sanson. Foi além das juras, dizendo que aceita ser o candidato a vice-prefeito na chapa majoritária. E foi só alegria o reencontro depois do abalo com a nomeação oficial de Inácio para a Secretaria de Agricultura e Pecuária, inclusive com decreto assinado pelo prefeito Edir Havrechaki, do PSC, e publicado no Diário Oficial. Porém, mesmo nomeado, Inácio não compareceu à solenidade da própria posse, na quinta-feira (14). No mesmo dia, ou melhor, noite, já estava devidamente perdoado e reconciliado com Giovatan. O reencontro, a exemplo do que ocorrera no sábado, porém sem a presença de Altamir, foi registrado nesta imagem para postagem em rede social, selando a harmonia e a paz nas trincheiras da oposição. A trilha sonora teve versos de Tom Jobim cantados com emoção: “A cada ausência tua eu vou chorar / Mas cada volta tua há de apagar / O que esta ausência tua me causou...”

Para quem pegou o bonde andando, há que se lembrar que no sábado Inácio, Giovatan e Altamir – e também o vereador João Alberto Gaiola, do PDT – participaram de um animado papo sobre as eleições municipais. Tão animado que o registro fotográfico postado no Instagram pelo ex-prefeito, na manhã de domingo, causou alvoroço na base de apoio à reeleição do prefeito Edir. Afinal, Inácio deixara o cargo de secretário de Indústria, Comércio e Turismo no dia 1º de abril, é verdade, e uma semana depois já estava em outros braços. “Como assim, prefeito?”, perguntavam os alvoroçados áulicos do alcaide, tiriricas com a traição do ex-secretário, que já havia jurado fidelidade a Edir. Fato é que o prefeito cantou “Volta” e Inácio voltou. Cantou os versos de Ataulfo Alves: “perdão foi feito pra gente pedir”. Foi devidamente perdoado e acolhido, ganhando como recompensa pelo arrependimento à estripulia feita um novo cargo de secretário, novinho em folha e o que ele queria: Agricultura e Pecuária. Agradecido, postou: “Tamo junto rapaziada”! Só que não. No dia marcado para a posse dele e de outros novos secretários, espanto, ranger de dentes e a dúvida: “Cadê o Inácio?” Ele não apareceu. À noite, o golpe profundo de uma nova traição ao grupo.
Edir tirou férias, saiu de cena justamente para ficar longe das confusões do período pré-eleitoral. Talvez não tenha levado a necessária paz para refletir sobre os acontecimentos, mas talvez não tenha nem tanta preocupação quanto a isto. Na mesma ocasião em que recebeu uma segunda desdita do ex-secretário e agora também ex-quase-secretário, o prefeito ganhou a companhia do vereador Mário Wieczorek, do PP, que assumiu a Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos. Ganhou, sim, pois Mário escolheu frequentar o grupo de Edir porque considerou traição de Giovatan a aliança dele com Altamir. Desde sempre Mário e Altamir estiveram em lado opostos na política, embora tenha havido um rápido flerte em 2008, quando o vereador foi cogitado para ocupar a condição de candidato a vice-prefeito na chapa que tinha Altamir candidato à reeleição. Não deu liga. Com Edir, já deu. O vereador deixa a Câmara, abre a vaga para um correligionário e ainda recebe como correligionário um colega, Pastor Anselmo, que deixou o PSD porque Altamir apoderou-se do partido por imposição de instâncias superiores (leia-se Ratinho Junior). Pastor Anselmo foi secretário do então prefeito Altamir, trabalho para reelege-lo em 2008 e, já vereador, acabou rifado por Altamir. Mas esta é uma outra história!

Nenhum comentário:

Postar um comentário