quinta-feira, 14 de abril de 2016

História de 40 anos da Gazeta de Palmeira no Ciclo de Palestras do IHGP

Todos ano, desde 2013, o Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira (IHGP) realiza no mês de abril um Ciclo de Palestras História e Geografia de Palmeira. Este ano, nos dias 28 e 29, o público interessado poderá participar de duas palestras e conhecer curiosidades da história de Palmeira contadas por membros do IHGP. No dia 29, o tema é “Gazeta de Palmeira: 4º anos de informação e resistência”. O palestrante será este blogueiro, membro do IHGP e também diretor de redação da Gazeta de Palmeira, jornal onde atuo e ao qual dediquei 26 anos da minha vida. Uma história interessante que começou em 1976 e que segue sendo construída em pleno 2016. Vale a pena conferir os detalhes e curiosidades que fazem da Gazeta um foco de resistência e sucesso de imprensa livre e plural no interior do Paraná. Por sinal, é um dos jornais veteranos do estado e, mesmo assim, em plena forma, sendo reconhecida com diversas premiações com o Troféu Araucária, conferidas pela Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Paraná (Adjori-PR), no ano passado, em evento realizado em Foz do Iguaçu. A palestra vai abordar, ainda, as polêmicas reportagens da Gazeta de Palmeira que mexeram com a comunidade e promoveram mudanças em diversos segmentos sociais. Por exemplo: a ocupação da Favela da Linha, hoje Vila Monjolo; a discussão sobre a posse do Mato do Rocio; os problemas sociais e ambientais do lixão do Benfica; os saques ilegais de recursos previdenciário do RPPS, entre outros.

A palestra de abertura do ciclo do IHGP acontece no dia 28, proferida pela historiadora Karina Vanessa Albano. O tema é “Festa e identidade étnica: o sentimento de pertença de uma comunidade local”, sobre as tradições e costumes dos descendentes dos imigrantes poloneses que ocuparam a região da localidade de Santa Bárbara, no interior do município de Palmeira, com ênfase no recorte de tempo de 1994 a 2015, revelando aspectos das 21 Festas Típicas Polonesas realizadas neste período.
O 4º Ciclo de Palestras promovido pelo IHGP conta com apoio da Prefeitura Municipal, da Gazeta de Palmeira e da Mérula. O evento acontece no auditório da Secretaria de Assist~encia Social, Cidadania e Direito Humanos, (prédio do antigo Fórum), na rua 15 de Novembro, 425. Nos dois dias, a programação começa às 20 horas e os interessados em participar podem fazer inscrições via internet, no Blog ou no Facebook do IHGP. A participação dá direito a certificado. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 8 horas do dia 28. Informações sobre o Ciclo de Palestras podem ser obtidas pelo telefone (42) 8800-5772.

Nenhum comentário:

Postar um comentário