segunda-feira, 4 de abril de 2016

Por que o decreto de exoneração de Inácio ainda não foi publicado? Candidatura a prefeito pode ser a resposta.

Não foi publicado nesta segunda-feira (4), no Diário Oficial do Município, conforme era a expectativa e o anunciado, o decreto de exoneração de Inácio Budziak, do SD, do cargo de secretário de Indústria, Comércio e Turismo da Prefeitura de Palmeira. A não publicação reforça a tese de que ele deve ser candidato a prefeito na eleição municipal deste ano, com as ‘bençãos’ do prefeito Edir Havrechaki, do PSC, que convidou Inácio para compor na sua equipe, como secretário municipal e estaria vendo na candidatura dele uma interessante opção para ‘roubar’ votos de um dos seus principais adversários na eleição, o vereador João Alberto Gaiola, do PDT. Para ser candidato a prefeito, o ocupante de cargo de secretário tem prazo menor para desincompatibilização, que é de quatro meses. Assim, para ficar em condições de candidatar-se a prefeito, a exoneração de Budziak pode acontecer até o dia 2 de junho.

Na sexta-feira (1º), o Blog foi informado pelo Departamento de Comunicação Social da Prefeitura de Palmeira que o prefeito havia assinado o decreto de exoneração do secretário de Indústria, Comércio e Turismo e que o mesmo deveria ser publicado na edição desta segunda-feira do Diário Oficial, o que não aconteceu. Nesta segunda-feira, porém, foi a vez do secretário de Gestão Pública da Prefeitura de Palmeira, José Przybysewski, informar sobre os motivos da não publicação da exoneração do colega de administração. Ele disse que Inácio protocolou o pedido de exoneração no final da tarde de quinta-feira (31) e que o decreto deveria ter sido publicado na sexta-feira, mas que poderia ter ocorrido algum ‘problema técnico’. Informado que o decreto também não foi publicado nesta segunda-feira, Przybysewski disse que iria verificar o que poderia estar acontecendo, garantindo que a data de protocolo do requerimento de exoneração garante a Inácio condições de registrar sua possível candidatura a vereador. Porém, o que intriga é que o decreto não foi publicado no dia 1º de abril no Diário Oficial junto com todos os demais que foram publicados sem qualquer ‘problema técnico’ e não foi publicado na segunda-feira também. Justamente o dele?
Inácio já andou fazendo contatos com lideranças de partidos em busca de apoios para uma eventual candidatura a prefeito este ano. Em 2012 ele foi candidato à Prefeitura pelo PDT e obteve 3.769 votos, correspondentes a 18,3% dos votos válidos. Tais votos pode ter impedido uma votação mais expressiva do candidato Giovatan de Souza Bueno, do PSDB na época. Edir Havrechaki venceu aquela eleição com 8.972 votos (43,6% dos votos válidos), enquanto Giovatan somou 7.832 votos (38,1% dos votos válidos). O fato é que em termos de percentual, a votação de Giovatan reduziu da eleição de 2008 para a de 2012. Se a participação de Inácio na eleição colaborou para isto? É possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário