terça-feira, 12 de abril de 2016

Política vive duelo de clássicos da dor de cotovelo: Inácio canta “Risque” e ouve “Volta”

Bem antes que qualquer um dos pretendentes a candidatura a prefeito de Palmeira houvesse nascido, nos idos anos de 1940, o inigualável Ary Barroso compôs “Risque”, um hino à dor de cotovelo que foi gravado por Orlando Silva, Nora Ney, Nélson Gonçalves, Jamelão e tantos outras vozes marcantes da velha guarda da MPB. A música embalou e acalentou milhares de corações partidos e pode ficar em voga nos próximos dias, como trilha sonora de um episódio peculiar da política de Palmeira. A reveladora fotografia (ao lado) que o ex-prefeito Altamir Sanson postou faceiro no Instagram no final da manhã do último domingo, acompanhando de seu novo parceiro político, o ferrenho ex-adversário Giovatan de Souza Bueno, e do ex-vereador e ex-secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Inácio Budziak, pode ter sido a primeira e também a última em que aparecem juntos neste período pré-eleitoral. Nos próximos dias, Inácio pode vir a entoar os versos iniciais da canção para a ‘dupla dinâmica’ do PSD: “risque / meu nome do seu caderno / pois não suporto o inferno...”

O que pode estar acontecendo, com evidências bem acentuadas de veracidade, é que o prefeito Edir Havrechaki, do PSC, não gostou da estripulia protagonizada pelo seu recente aliado e, provavelmente, o chamou às falas.  Conversaram e o teor da conversa somente os dois devem saber, já que não havia testemunhas. Então, cabe a cada um usar o dom da imaginação para construir um diálogo decentemente confiável e tentar chegar a alguma conclusão. Difícil? Pode ser, mas nem tanto quanto possa parecer. O prefeito jogou o jogo da política e fez o seu lance. Inácio jogou o jogo da política, antes, fez o seu lance e agora tem que responder ao lance do prefeito. Ou vai ou fica? Sob quais condições e circunstâncias, só o tempo dirá, mas o que se pode prever é que nem tudo será como foi no sábado no descontraído papo com Altamir e Giovatan. Sem qualquer intenção de ser finalizado ainda no início do combate da eleição 2016, Inácio tende a recuar – se é que tinha mesmo a intenção de ir – da aproximação com a ‘dupla dinâmica’.
Um observador mais atento do cenário político palmeirense poderia estabelecer um roteiro interessante para o movimento de Inácio em direção a Altamir e Giovatan. Uma teoria que ouvi e julguei verossímil é de que Inácio foi dar uma espiadinha no BBB da política local e depois voltou contra para Edir o que viu. Tratando-se de movimentos iniciais, há que se considerar que o ex-secretário municipal ainda tem fresco o aroma do perfume da administração municipal e o lugar que ocupava até há pouco ainda não esfriou. Pode haver para ele a segura proteção do prefeito, a qualquer momento. Então, voltar para onde acabou de sair – mais por necessidade que por desejo – é um alento, que pode vir premiado com um mimo bastante atraente. Inácio não cantou e não vai cantar para Edir a canção de Ary Barroso, pois agora está a ouvir os versos de “Volta”, de Lupicínio Rodrigues, na voz do prefeito. Afinal, para ele ainda existe uma possível candidatura a prefeito, conforme já foi tratado aqui no Blog em postagem anterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário