segunda-feira, 4 de abril de 2016

PSD de Palmeira vai de Altamir na presidência e com Giovatan candidato a prefeito

Quem apontou e atirou foi o filho do ex-prefeito Altamir Sanson, Denis. Ele contestou a informação do Blog e disse que o presidente do PSD em Palmeira é ninguém mais, ninguém menos que seu pai. Altamir deixou o PSC no dia 30 de setembro do ano passado e recebeu a direção do seu novo partido diretamente do comandante estadual, Ratinho Junior, que é seu amigo e com quem divide atividades políticas há muitos anos. Não há, ainda, nada oficial, mas este é o destino do PSD de Palmeira, que, de quebra, recebeu também a filiação de outra iminente liderança política local, o bi-candidato a prefeito Giovatan de Souza Bueno, que está fazendo aquecimento para entrar em campo mais uma vez este ano. Como já informado pelo Blog na sexta-feira, Giovatan deixou o PPS, partido ao qual havia se filiado recentemente, para ingressar no PSD, a convite do amigo deputado federal Sandro Alex, também ex-PPS. Aí é que todo mundo torce o nariz: afinal, Altamir e Giovatan não foram personagens principais em recentes e fervorosos episódios da política local? Foram, mas, ao que parece, agora estarão juntos para enfrentar uma eleição lado a lado. Assim como o futebol, a política também é ‘uma caixinha de surpresas’.

O comandante em chefe do PSD do Paraná, deputado estadual licenciado e secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Junior, está reforçando o time para viabilizar sua candidatura a governador do Estado em 2018. Para tanto, tem juntado o que pode para conseguir o objetivo. Uma forma que encontrou foi apoderar-se do PSD, deixando o PSC, porém sem perder o controle ou o comando deste. Sagaz, o pretendente a ocupar a cadeira que hoje acomoda Beto Richa faz verdadeiros milagres, como no caso de Palmeira, onde reuniu dois ferrenhos adversários – Altamir e Giovatan – e ainda mantém sob as asas o prefeito Edir Havrechaki, do PSC, que não deixa o partido, pelo menos até a eleição deste ano, quando pretende conquistar mais quatro anos de mandato na Prefeitura de Palmeira.
Agora, o que ressalta é que em 2008 Altamir ganhou a eleição para prefeito, derrotando Giovatan. Este buscou de todas as formas possíveis, levando ação eleitoral até o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tirar de Altamir o mandato conquistado nas urnas. Sem sucesso, em 2012 enfrentou o pupilo de Altamir e perdeu de novo. Impactado por duas derrotas eleitorais, foi ao rádio e disse para todo mundo ouvir que não seria mais candidato a nada e que estaria deixando a atividade política. Como todo engasgado não se alivia até que tire da garganta o motivo do engasgo, Giovatan agora volta decidido a passar por cima de Edir, que o derrotou em 2012 e que era o candidato a prefeito apoiado pelo prefeito da época, que era Altamir Sanson, o mesmo que o derrotou em 2008 e apoiou decisivamente a eleição de Edir para a Câmara Municipal.
As voltas que o mundo dá não são tão rápidas quanto as voltas da política, que gira cada vez mais veloz. Para confirmar: quando Mussoline Mansani e Baptista Cherobim uniram-se, em 2000, causando espanto e admiração, já haviam passado 22 anos de confrontos. Mais práticos, Giovatan e Altamir precisaram apenas de oito anos de conflitos para que encontrassem meios de juntar os trapinhos e iniciar sua love story na política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário