domingo, 17 de abril de 2016

Prefeito segura as rédeas do PSC em Palmeira após mudanças e trocas

O partido que venceu as três últimas eleições para prefeito em Palmeira, o PSC, acaba de ter renovada a sua comissão provisória municipal, confirmada pela Justiça Eleitoral com a publicação no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Após as trocas de partidos protagonizadas por diversos políticos locais, o novo presidente do PSC é o prefeito Edir Havrechaki, candidato à reeleição, que preferiu não corre riscos e tomou a decisão de ele próprio conduzir o processo eleitoral. Ao trocar de comando, ficam estabelecidas também algumas candidaturas do partido, entre elas de duas mulheres, a ex-vereador, ex-vice-prefeita a ex-secretária Dulce de Freitas, que deve concorrer a uma das nove vagas na Câmara Municipal, que também terá na disputa a assistente social Carla Patrícia Marcondes de Albuquerque. As duas integram a nova comissão provisória do PSC, a primeira como vogal e a segunda como secretária. Da mesma forma, os vereadores Domingos Everaldo Kuhn, presidente da Câmara, e Arildo Zaleski, são membros vogais da provisória e isto indica que os dois devem tentar a reeleição para o Legislativo.

Com Edir na presidência, o PSC tem ainda em sua comissão provisória José Antônio de Oliveira como vice-presidente e Jorge Luiz Wansovicz como tesoureiro. O partido deve confirmar em sua convenção no mês de julho, com data a ser definida, a composição de uma ampla coligação eleitoral que deve ter, com certeza, a participação também do PT, que vai compor na chapa majoritária com o candidato a vice-prefeito Marcos Levandoski, e mais: PTB, PP, PR, PTN – partidos que têm representação na Câmara Municipal, PTC, PCdoB, PSDB, PSL, PROS e PMB. Outros partidos ainda podem aderir à coligação situacionista, dependendo suas decisões das conversações que estão em curso quanto à formação de chapas de candidatos a vereador. O prefeito afirma que podem ser três ou quatro chapas, com tudo indicando para quatro, pois assim será possível acomodar os interesses de todos os postulantes a candidaturas a vereador.
Assim que retornar ao cargo, no dia 25 de abril, após o breve período de férias, o prefeito deve começar a trata de assuntos referentes à eleição municipal. Certo é que precisará mostrar habilidade para segurar ao seu lado alguns aliados da eleição de 2012, que estariam demonstrando insatisfações e preferência para seguir atrás do ex-prefeito Altamir Sanson, que vem de assumir o comando do PSD e acertou os ponteiro com o ex-adversário Giovatan de Souza Bueno, que será o candidato a prefeito pelo partido, que também mira uma ampla coligação. Hoje, além do PSD, estão falando a mesma língua o SD, PRB e o PPS. Porém, Altamir está em plena atividade de convencimento de lideranças de outros partidos para que somem forças e apoiem a candidatura de Giovatan, cujo candidato a vice-prefeito é, pelo menos por enquanto, o ex-vereador e ex-secretário Inácio Budziak, que durante a semana protagonizou os episódios de não comparecer à própria posse como secretário de Agricultura e Pecuária, nomeado pelo prefeito Edir, para definir com Giovatan e Altamir sua candidatura a vice-prefeito, conforme postagem anterior do Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário