segunda-feira, 25 de abril de 2016

Substituição na Câmara Municipal: sai Mário Wieczorek e entra Aldemir de Lima

Está mesmo embolado o jogo da política em Palmeira. Não bastassem as indefinições sobre os candidatos a prefeito e vice-prefeito, também a substituição do vereador Mário Wieczorek, do PP, na Câmara Municipal – de onde saiu para assumir a Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos – tem um desenrolar de muitas idas e vindas. Acontece que da lista dos suplentes do PP, de acordo com a votação das eleições municipais de 2012, os dois primeiros trocaram de partido e, portanto, estariam impedidos de assumir a vaga de Mário. A legislação prevê que a vaga é do partido político e não da coligação, que era formada pelo PP, PSD, PPS e PRB. A confirmar, o suplente que deve assumir a vaga de Mário é Aldemir de Lima, conhecido como ‘Neguinho’, que fez 206 votos na última eleição e é o terceiro suplente do PP. Os dois primeiros, João Savi, que fez 486 votos, e Juarez Baggio, que obteve 269 votos, teriam trocado o PP pelo PMDB. Inclusive, figuram na lista de prováveis candidatos a vereador pelo partido na eleição deste ano. Cabe à Justiça Eleitoral responder a consulta da Câmara sobre quem é o suplente que deve assumir a vaga de Mário. Porém, pelo histórico e por dedução, Aldemir já pode entrar em aquecimento e engomar o terno para a posse.

O provável futuro vereador de Palmeira, Aldemir de Lima, tem 48 anos, é agricultor, mora na localidade de Faxinal dos Silva, no interior do município, e tem ensino fundamental completo, segundo as informações de seu registro de candidatura em 2012. Na Câmara, ele vai compor na bancada do PP com o vereador Pastor Anselmo, que deixou o PSD recentemente. Assim, junto com o PSC, o PP passa a ter a maior bancada de vereadores, com dois representantes.

Na sessão da Câmara do último dia 19 uma das nove cadeiras ficou vazia. Isto deve acontecer novamente na sessão desta terça-feira (26). A juíza eleitoral Cláudia Sanine Ponich Bosco está em licença e aguarda-se a indicação de juiz substituto para apreciação do caso do suplente. É possível que isto aconteça antes do dia 3 de maio, data de sessão ordinária do Legislativo, mas é provável que a cadeira também fique vazia na primeira sessão do mês de maio. Como a composição atual da Câmara tem número par de vereadores, curioso e engraçado seria uma votação terminar empatada em quatro a quatro. Iria decidir como? Nos pênaltis? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário