sexta-feira, 1 de abril de 2016

Giovatan fica com o queijo de Ratinho Junior e deixa Edir e Altamir com a faca na mão

No limite do prazo derradeiro para filiação partidárias dos interessados em ser candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, a movimentação em Palmeira foi intensa e mexeu com os nomes de maior presença no cenário. Quem fez o movimento mais ousado foi Giovatan de Souza Bueno, que fincou raiz em solo firme para mais uma candidatura prefeito, a terceira consecutiva. Ele deixou o PPS, partido ao qual havia se filiado há poucos meses, quando saiu do PSDB, para agora assinar a ficha de filiação ao PSD. Sim, o PSD, que há poucos dias recebeu como filiado o deputado estadual Ratinho Junior, secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e que em Palmeira tinha no prefeito Edir Havrechaki e no ex-prefeito Altamir Sanson, ambos do PSC, suas referências políticas. O ‘santo’ que fez o ‘milagre’ da passagem de Giovatan para o PSD tem nome e cargo de deputado federal, além de agora ser o comandante do partido na região dos Campos Gerais: Sandro Alex. Por sinal, ele também deixou para trás o PPS, provocando a ira do colega deputado Rubens Bueno, aquele do ‘voto limpo’ e que já foi amigo e mentor político de Altamir. Em síntese, Giovatan ficou com o queijo de Ratinho Junior, deixando seus aliados, entenda-se prefeito e ex-prefeito com a faca no ar, vendo o PSD escapar por entre os dedos.

Além de Edir e Altamir, quem também ficou ‘ruim na foto’ foi o vereador Pastor Anselmo, até então presidente da comissão provisória municipal do PSD. Com Giovatan assumindo a condução da sigla em Palmeira, o vereador que faz papel de líder do prefeito na Câmara Municipal não arriscou conviver com um possível adversário de Edir na eleição para a Prefeitura. Assim, bateu na porta do colega Mário Wieczorek e pediu abrigo sob o telhado do PP. E ganhou. Como também ganhou Wieczorek, que já anunciou aos quatro ventos que não vai disputar a eleição para vereador, buscando um sexto mandato. Ganhou o quê? Um cargo de secretário municipal. Sim, ele assume na semana que vem a titularidade da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos na vaga deixada por Dulce de Freitas, que será candidata a vereadora. Ela já foi vereadora e vice-prefeita e quer voltar para a Câmara Municipal, lugar onde espera ter ao lado a colega de trabalho na secretaria, a assistente social Carla Patrícia Marcondes de Albuquerque, que acaba de ser destituída do cargo de diretora do departamento de Cidadania e Direitos Humanos exatamente para ter condições de registar sua candidatura ao Legislativo.
Para quem pensa que isso é tudo, não, isso não é tudo. Lembrem que Mário Wieczorek vai ter que deixar sua vaga na Câmara Municipal e o suplente será convocado para assumir a cadeira que é do PP, conforme dispõe a legislação. O segundo mais votado do partido na eleição de 2012 foi João Savi, com 486 votos. Ele assumiria a vaga, mas... Pois é, Savi trocou de partido, foi para o PDT. Sendo assim, o segundo na linha sucessória do PP é Juarez Baggio, que obteve 269 votos. Nos próximos dias, portanto, Baggio deve ser empossado vereador e cumprir um mandato de pelos menos nove meses na Câmara Municipal.
Agora chega, porque já foi muita informação para um texto só, coisas que apenas e tão somente a política conseguem produzir. Para não acabar de supetão, é bom que saibam, também, que a tomada do PSD por Giovatan pode atrair para o seu barco ninguém mais, ninguém menos que o ex-prefeito Altamir Sanson, seu adversário na eleição de 2008 e de quem tentou retirar o mandato com uma ação eleitoral que se arrastou por três anos nos tribunais eleitorais. Se o mundo dá voltas, a política gira alucinadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário