segunda-feira, 18 de abril de 2016

Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira: o que é o que fazem seus integrantes

O Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira foi fundado em 13 de fevereiro de 1955. Deve sua instalação à instituição congênere de Paranaguá, na pessoa do historiador Vicente Nascimento Júnior, durante a visita da ‘Caravana da Amizade’ que viajou de Paranaguá a Palmeira. Teve como seus fundadores: Alfredo Bertoldo Klas, Theóphilo José de Freitas Filho, Oscar Teixeira de Oliveira, Fernando Perotta, Petrônio Romero Carneiro de Souza e Eurides Teixeira de Oliveira. As reuniões eram realizadas no salão de festas do então Ginásio Estadual Dom Alberto Gonçalves. O Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira foi criado com o principal objetivo de despertar o interesse da juventude palmeirense nas atividades históricas e culturais, permitindo a integração dos jovens aos propósitos e ideias que animam a instituição, através da pesquisa e difusão da história, ainda pelo culto à memória dos grandes filhos da Palmeira que souberam dar destaque ao cenário da própria terra e conseqüentemente a do Paraná e do Brasil.

Desde o início e até hoje, sessões do IHGP são sempre iniciadas com a execução do Hino à Palmeira, que tem letra do laureado poeta palmeirense Heitor Stockler de França e foi musicado pelo inspirado compositor e maestro José Schön. Também palmeirense de nascimento.
Seguindo a sua trajetória, cumprindo com suas metas e finalidades, vários palmeirenses emprestaram sua dedicação empunhando a bandeira da instituição. Contudo, não sem o pesar de seus membros mais ativos, o IHGP teve suas atividades paralisadas por um longo período de tempo, até que, em 1998, por iniciativa do casal Arthur Orlando Klas e Luzia Malucelli Klas, tem início uma série de reuniões com o intuito de reativá-lo. Em ato solene no dia 11 de setembro de 1999 é definitivamente reestruturado, com o ingresso de várias pessoas que reformularam e dinamizaram os princípios estatutários, tornando o IHGP novamente ativo em Palmeira, como uma associação civil, de caráter cultural, a partidária, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica e duração indeterminada, declarada de utilidade pública, e tem por objetivos: estudar, manter, comemorar e cultivar tudo aquilo que diz respeito à história e geografia de Palmeira e da região, promovendo eventos de natureza cultural e cívica e valorizando as personalidades palmeirenses, conforme as normas estatutárias. Na ocasião, foi inaugurada sua sede, em sala denominada de “Oscar Teixeira de Oliveira”, em espaço cedido pela Prefeitura Municipal.
Com a reativação o IHGP, retomam-se os objetivos de resgatar, preservar e cultuar a memória do povo palmeirense, tendo a preocupação de que os acontecimentos que projetaram Palmeira bem além das suas fronteiras não fiquem dispersos, esquecidos. Seus membros participam ativamente das ações de cunho cívico e cultural, apresentando a biografia de seu patrono/patronesse, tendo ainda no seu rol de atividades promovido várias palestras, lançamento de livros, adesão e ingresso de novos membros, homenagens e a publicação de periódicos com fatos históricos de Palmeira e região, como também artigos em jornais locais e da região, pesquisados e elaborados pelos seus efetivos; enfim, dando vida ao seu estatuto e objetivando a finalidade social da entidade.
As reuniões ordinárias acontecem na ultima quinta-feira de cada mês na sede do IGHP, no prédio do antigo Fórum, na rua 15 de Novembro, hoje ocupado pela Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos. As reuniões extraordinárias são convocadas periodicamente, sempre que necessário.    

Um comentário:

  1. Boa noite Rogério Lima, e Parabéns por este brilhante artigo, nos morreremos mas nossa historia não pode morrer! como esta ai memoráveis Famílias,e a tantos outros Palmeirenses que designam a nossa Cultura Paranaense.Eu sou solidário ao IHGP. por que historia é cultura! toda a cultura define se o caráter de um jovem,e termina na manutenção dos princípios básicos dos valores da Família, a Palmeira que Eu adotei para viver e conviver, criando meus Filhos e hoje Netos,junto de muitos poetas,poetisas & Escritores, se quiseres saber onde esta as historias dos carroções? sim tem na Palmeira, se quiseres saber do caminho das tropas é também em palmeira,Eu Sou filho de uma Ribeirão do Pinhal lá do norte pioneiro, mas quando Eu estou em uma feira do Livro ou em um evento de cunho cultural,sinto orgulho em falar da Palmeira, antes de tudo Eu Sou Paranaense, é uma data que esta nos anais da historia Rogério então SALVE 13 DE FEVEREIRO DE 1955! Abç Poético a você e a todos da Palmeira. Sinval da Silveira Pinto.

    ResponderExcluir