quinta-feira, 14 de abril de 2016

Secretário nomeado falta à própria posse e pode ganhar prêmio de melhor ator de comédia

Estava tudo muito bom, tudo muito bem no Palácio da Viscondessa na manhã de quinta-feira (14). Até o decreto de nomeação estava publicado no Diário Oficial. Mas, no dia D, na hora H, eis que o secretário nomeado para a Secretaria de Agricultura e Pecuária não apareceu para a própria solenidade de posse. Ficou ruim, muito ruim para o prefeito Edir Havrechaki, do PSC, e causou rubores em outros membros da equipe administrativa da Prefeitura de Palmeira. O ex-vereador Inácio Budziak, do SD, protagonizou mais uma cena de comédia pastelão em sua não menos atrapalhada vida política. Com todos os holofotes voltados para ele, pois cogitava-se uma candidatura a prefeito, iniciou a semana envolvido em polêmica por ter participado, no sábado (9), de reunião com representantes da oposição ao prefeito: Altamir Sanson e Giovatan de Souza Bueno, do PSD, e João Alberto Gaiola, do PDT. Os dois primeiros comemoraram o que seria a adesão de Inácio ao grupo. O ex-prefeito postou foto no Instagran mostrando o ‘trio parada dura’ que seria capaz de derrotar o prefeito na eleição municipal deste ano. Horas depois, Inácio compareceu perante o prefeito e pagou punição. Alegou arrependimento e propôs voltar ao grupo do prefeito desde que assumisse uma secretaria. O prefeito topou e deu a ele a Secretaria de Agricultura e Pecuária, ramo de atuação do penitente ex-secretário prestes a voltar a ser secretário. Agora, reparem na foto e respondam: cadê o Inácio?

Antes da solenidade em que o prefeito transmitiu o cargo ao vice Marcos Levandoski, do PT, e nomeou e deu posse a novos secretários municipais, havia um ar de preocupação entre os mais graduados integrantes da tropa do prefeito. Tentativa de localizar o secretário nomeado que teimava em não aparecer nem atender ligações. Vai daqui, vai de lá, a decisão foi tocar o baile e seguir o que estava planejado. Edir passou o cargo a Marcos, que fica prefeito até o próximo final de semana, e nomeou três secretários e empossou quatro: Mário Wieczorek na Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, que já estava nomeado com decreto publicado; Ademir Pickler em Obras e Infraestrutura, Antônio Elves Cocheva na Saúde e Francine Bach Albuquerque na Indústria, Comércio e Turismo. No ato o prefeito assinou os decretos nomeando estes três e deu posse a todos, rasgando elogios a cada um individualmente e mais ainda ao vereador Mário. Sem dúvida, o ingresso dele no grupo do prefeito representa considerável ganho, bem como perda para o seu antigo grupo político, que, na verdade, está em ritmo de desmanche desde que Giovatan juntou os trapinhos com Altamir.

Quanto ao Inácio, ele não foi localizado nem atendeu às insistentes dezenas de ligações disparadas por gente mais chegada ao prefeito. De soslaio, entendi em uma mensagem que enviou a um secretário municipal que estava de mal com Edir. O motivo seria o assédio do prefeito a um de seus recentes aliados, o ex-vereador Heinz Ewert. Se é ciúme ou mágoa não é possível certificar, mas o fato em si, se aconteceu, é muito pouco para provocar cena de tanta carga dramática como a que Inácio interpretou na manhã cinzenta, mas quente, desta quinta-feira que inscreve seu nome no rol dos casos mais pitorescos da política palmeirense. Se houvesse um prêmio para o melhor ator de comédia política do ano no município, com certeza o apresentador anunciaria: The winner is.. Inácio Budziak! Palmas e apupos seriam encobertos rapidamente pelo ecoar de risos frenéticos na plateia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário