segunda-feira, 25 de abril de 2016

Na linha do tempo do blogueiro Gaiola posta o que é a foto do cara que vai dar a cara à tapa

Foi o próprio vereador João Alberto Gaiola, do PDT, possível candidato a prefeito de Palmeira na eleição deste ano, quem postou na linha do tempo do Facebook deste blogueiro a foto aqui estampada. Apesar dos sorrisos, lembro de versos da música ‘A foto da capa’, do magistral Chico Buarque de Hollanda: “... o retrato da paúra quando o cara / se prepara para dar a cara à tapa...”. Na mesma ocasião em que exibe-se o possível candidato a prefeito, que ele diz já ser, mostra-se um candidato a candidato a vice-prefeito na chapa, a novidade que já tem história de ter ido e voltado atrás, que atende pelo nome de José Aílton Vasco, vereador pelo PTN. Pode ser ele, sim, o companheiro de Gaiola em uma das duas chapas majoritárias da oposição contra o prefeito Edir Havrechaki, do PSC, que busca a reeleição em outubro. Pode, porque Gaiola tem opções e já revelou o perfil de outro possível par na chapa, que seria um nome que tem ou teve atividade bem sucedida no magistério, tanto em Palmeira como em outros locais. Este nunca foi candidato a vereador, prefeito ou vice, mas venceu eleições escolares. E pela foto em que se expõe ao lado de Zé Aílton e do possível candidato a vereador Juarez Baggio, do PMDB, parece-me que Gaiola está bastante disposto a dar a cara à tapa. Tanto que já frequenta festas religiosas no interior do município, como no momento da foto, no último domingo, na localidade de Encruzilhada.

Submetida à ressonância magnética, a foto da capa mostra dois candidatos a candidatos majoritário – prefeito e vice-prefeito – munidos de seus melhores sorrisos de campanha eleitoral, mesmo que em caráter extra-oficial. Formam uma dupla que intriga, porque não é à toa que foram as duas únicas vozes dissonantes da administração municipal no Legislativo. Gaiola sempre, Zé Aílton às vezes, mas falou quando tinha o que falar e não poupou críticas nestes momentos. No mínimo, mostrou que tem disposição para encarar e combater contrariedades. Mostra-se, portanto, como um nome de considerável peso para compor com Gaiola. Forma o que era comum em eleições passadas, a composição cidade-interior, que garantiu algumas eleições em Palmeira. O vereador do PTN, na vida fora da política, tem atividade na agricultura e é empresário urbano também, franqueado de uma rede de comida chinesa em Ponta Grossa. Um empreendedor por natureza que tem uma história de vitória pessoal, pois tem origem em família humilde na região de Queimadas. Mas há que superar as marcas que deixou pelo comportamento instável, como o caso da eleição para a Câmara, em 2013, quando apalavrou-se com a chapa de oposição ao grupo do prefeito, que tinha Gaiola como candidato a prefeito, e acabou mudando de lado minutos antes da votação. Se isto estiver já superado, tanto por ele como pelo possível futuro companheiro de chapa, que se passe a borracha.

Se Zé Aílton é o que se conhece dele e tem a presença na Câmara com episódios como o descrito, a outra opção de candidato a vice-prefeito na chapa majoritário é filiado do PMDB e já declarou a este blogueiro a sua intenção de disputar a eleição municipal. Professor, já foi diretor eleito pelo voto tanto do Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves como do Colégio Agrícola Getúlio Vargas. Eduardo Kardush tem um histórico no magistério que começou na segunda metade dos anos 1970. Inquieto e agitado, chegou a ser candidato a conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, colocando-se no ‘jogo de cartas marcadas’ como forma de protesto e em homenagem aos professores do Paraná. Hoje aposentado do magistério, demonstra que não pretende abdicar de estar presente e participante da vida pública. Para tanto, vê em uma candidatura a cargo eletivo a oportunidade de continuar oferecendo a sua cota de contribuição para a melhoria da sociedade. Kardush não aparece na foto, mas também está disposto a dar a cara à tapa. É um nome posto. Façam suas apostas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário