terça-feira, 22 de março de 2016

Bete-ombro vai de esporte popular de rua a campeonato mundial organizado

Quem nunca jogou bete-ombro – também conhecido como bets – quando criança ou mesmo quando adulto? As casinhas montadas com três pedaços de madeira, os betes e a bolinha eram os equipamentos necessários para uma diversão de horas, repleta de emoções, de discussões e muita correria. As regras eram mais ou menos fixas, variando a questão de pontuação. Se a bolinha fosse rebatida por cima dos fios da rede de luz, os pontos eram maiores. Por cima de um muro ou cerca tinha validade diferenciada. O objetivo do arremessador, que obrigatoriamente tinha que anunciar a senha ‘bete-ombro’ antes de lançar a bolinha, era derrubar a ‘casinha’ do adversário, Assim, poderia assumir os betes e passar, com o companheiro de dupla, a rebater para tentar somar o maior número possível de pontos até chegar ao necessário para conquistar a vitória, normalmente comemorada com os betes cruzados no meio do ‘campo’.

O esporte de rua, popular há anos em Palmeira e em diversas cidades do Brasil, está agora ganhando status internacional graças à iniciativa de um curitibano, Glauco Silveira, que já promoveu o 1º Mundial de Bets, em 2015, e que está organizando a segunda edição do certame para este ano. Para a disputa deste ano, segundo o organizador, a disputa deve ser mais justa e com um número maior de jogos. Ele prevê a realização de seis etapas classificatórias em algumas cidades da Região Metropolitana de Curitiba, além de Londrina e Bebedouro, no estado de São Paulo.
Em cada etapa da competição, quatro duplas de cada categoria garantirão vaga para a segunda edição do Mundial de Bets, que terá ainda a participação das quatro duplas semifinalistas da primeira edição. Para esta segunda edição do mundial, devido ao pouco tempo para organização, as etapas classificatórias terão quatro grupos de 7 duplas, totalizando 28 duplas por categoria, todas de cada grupo jogando entre si e quatro duplas de cada grupo classificam-se para as oitavas de final.
Em breve, a organização do Mundial de Bets estará divulgando todas as informações sobre inscrições para as etapas classificatórias, local dos jogos e premiações. O evento tem até página no Facebook (www.facebook.com/groups/619109721568828/). Enquanto isso, fica o desafio: formem suas duplas e afiem seus betes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário