domingo, 13 de março de 2016

Secretariado do prefeito Edir deve sofrer baixas no final do mês de março

O prefeito Edir Havrechaki (PSC) vai ter que recompor a equipe de secretários municipais no início do mês de abril. Acontece que alguns secretários devem deixar seus cargos no final de março para poderem concorrer como candidatos na eleição municipal de 2 de outubro. A legislação proíbe que candidatos ocupem cargos públicos de livre nomeação e exoneração até seis meses antes da eleição e, por isso, quem quiser se candidatar tem que, obrigatoriamente, deixar a função. Isto vale não só para secretários como também para outros que ocupam cargos em comissão, em qualquer nível. Então, o governo municipal deve sofrer algumas baixas até o dia 31 de março. Pelo menos quatro secretários devem pedir pra sair, mas é possível que sejam mais.

Um dos secretários que deve deixar a equipe do prefeito é Marcos Ribas, de Obras e Infraestrutura, presidente do PSDB em Palmeira e assumidamente candidato a vereador. Outro que sai, com certeza, é Nílton Wendler, do PT, secretário de Agricultura e Pecuária, que também vai tentar uma vaga na Câmara em outubro. Secretário de Saúde, o vice-prefeito Marcos Levandoski, do PT, deixa a secretaria, mas continua vice, pois a legislação permite que mantenha a função, para concorrer à reeleição na chapa majoritária, tendo o prefeito como seu companheiro, na cabeça da chapa.

O caso peculiar é o do atual secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Inácio Budziak, do Solidariedade, por enquanto, que também tira o time de campo no final de mês. Acontece que ele foi candidato a prefeito em 2012, contra o atual prefeito. Porém, em 2015 foi convidado e aceitou assumir a secretaria. A manobra do prefeito teria acontecido com objetivo de enfraquecer sua oposição. É possível que não dê certo, pois Budziak tem confidenciado para interlocutores próximos que vai disputar mais uma vez a eleição para prefeito. Isto mesmo, ele quer porque quer, mesmo com o prefeito não querendo e mesmo com quase um ano atuando na equipe de secretários municipais. Talvez Edir não tenha tentado entender o sentido de um antigo e conhecido ditado espanhol: “Cria cuervos e ellos te comeram los ojos”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário